Equipe UFSC Baja SAE participa de competição com novo carro “Lince”

12/03/2014 10:24

Carro para competição – foto Equipe UFSC Baja SAE

A Equipe UFSC Baja SAE se prepara para mais um desafio: a 20ª Competição Baja SAE Brasil – Petrobrás que começa nesta quinta-feira,13 de março, e termina no domingo, dia 16, na cidade de Piracicaba (SP). A equipe UFSC Baja, que na última edição competiu com dois protótipos, o Puma e o Jaguar, este ano vai apostar no novo carro, Lince. Com eles, estão inscritas mais 71 equipes formadas por estudantes de engenharia de todo o país. Alunos dos cursos de engenharia elétrica, mecânica, controle e automação, eletrônica, produção mecânica e materiais compõem a equipe que vai até Piracicaba com 15 participantes. Para a maioria deles será a primeira competição. O estudante Dante Abreu será piloto pela primeira vez. Apesar da renovação, a equipe confia em um bom resultado.

Todos os carros da Equipe UFSC Baja são construídos com um design similar a um felino, e o Lince não poderia ser diferente. Mas dessa vez o carro se destaca por ser a união das melhores características dos carros anteriores, a velocidade do Puma e o conforto do Jaguar. O protótipo para este ano está mais leve e e mais rápido, e conta com um novo sistema de transmissão e uma caixa com duas marchas.

 

A competição é dividida em provas estáticas e dinâmicas, nas quais são realizadas análises do projeto, teste de segurança, tração, aceleração e velocidade máxima. A última prova é o enduro de resistência, a mais esperada pelas equipes. Ela tem quatro horas de duração e é realizada em pista de terra, testando ao máximo os carros. Serão 4 dias de competição.

As três equipes com melhores pontuações na soma geral das provas garantem suas vagas para representar o Brasil no Baja SAE Rochester, em  Nova Iorque, Estados Unidos. A equipe UFSC Baja ficou em terceiro lugar no nacional do ano passado e participou do Mundial. Mesmo não ficando entre os melhores colocados, a experiência serve de incentivo e inspiração para a equipe neste novo desafio. “Agora estamos indo atrás do segundo ou primeiro lugar e chegar mais uma vez no Mundial”, conta animado o capitão da equipe, Vinicius Búrigo.

Fonte: Equipe Baja SAE

Contatos: Vinícius Búrigo – capitão – (48)96457755

Tags: 20ª Competição Baja SAE BrasilEquipe UFSC Baja SAELinceUFSC