EdUFSC traduz ‘bíblia’ sobre pequenos empreendedores no mundo

25/03/2014 13:00

No Brasil, de cada  100 novos empregos, apenas quatro são criados pelas grandes empresas. As micro e pequenas empresas respondem por 97,5% do universo empresarial do País.  Esses números reforçam o interesse social e acadêmico e, por si só, justificam a publicação de O estado da arte da pequena e média empresa: fundamentos e desafios, organizado por Pierre-André Julien e traduzido pelo economista Miro Hildebrando para a Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC).

Dividido em quatro partes, o livro reúne, em 14 capítulos, artigos de referência dos principais pesquisadores do Instituto de Pesquisa sobre as Pequenas e Médias Empresas da Universidade de Québec, Canadá. Conta com a participação e a experiência de milhares de pesquisadores internacionais no desafio de elaborar uma teoria geral aplicada ao campo das pequenas empresas. O organizador é professor titular da Cátedra Bombardier em Gestão de Mudança Tecnológica e do Instituto de Pesquisa sobre a PME. A obra, que costura e defende uma cultura para área, acumula e difunde reflexões e pesquisas desenvolvidas há mais de três décadas. Segundo Pierre-André Julien, o leitor brasileiro está diante de uma obra coerente, “com capítulos inter-relacionados que abarcam todos os aspectos do mundo fascinante da pequena e média empresa”.

Pierre-André Julien acredita que o livro possa também “guiar pesquisas posteriores e contribuir para o aperfeiçoamento da teoria da PME e de seu ambiente”. O economista Miro Hildebrando ressalta que a tradução é um presente para aqueles que se preocupam com uma ciência ainda jovem: a Economia de Pequena Empresa. O tradutor, à esteira do empreendedorismo e da pequena e média empresa, faz uma defesa incondicional do conceito de interdisciplinaridade. Além de subsidiar empresas, entidades, instituições, profissionais e estudantes, a obra estimula o debate para mudanças na  pesquisa e no ensino da ciência econômica. Afinal, polêmicas à parte, nas universidades cursos de empreendedorismo e programas específicos sobre pequenas empresas vêm se multiplicando, sobretudo nas faculdades pagas.

Com mais de 500 páginas, publicado em francês, inglês, espanhol e agora em português, O estado da arte da pequena e média empresa é praticamente uma bíblia para quem quer e precisa conhecer esta área vital para a economia de qualquer país.

Pierre-André Julien, autor de mais de 400 artigos científicos, aposta que uma teoria das pequenas e médias empresas poderá auxiliar e desenvolver  a economia de forma diferenciada. “Essa teoria deve necessariamente ser diferente das teorias econômicas e de administração tradicionais, aplicáveis às grandes empresas”, alerta  o pesquisador.

Professor, economista, Ph.D. e articulista de jornal, o tradutor Miro Hildebrando mora em Lages (SC). A ideia de tornar a obra acessível aos brasileiros ocorreu durante um visita de estudos à Biblioteca do Congresso Americano. “A diversidade e a profundidade dos artigos e a competência geral de um grupo de pesquisadores de Québec evidenciavam a última palavra sobre o assunto”. Em recente artigo, Hildebrando reivindica estadistas no lugar de politiqueiros. Já o prefácio do livro é um convite especial à academia. “Tanto nos cursos de graduação como de pós-graduação, a pequena e média empresa é um campo fértil e absorvente de estudos”. Não basta empreender. É preciso colocar a Ciência também a serviço da inclusão social.

Mais informações:

Editora da UFSC – EdUFSC
(48) 3721-9408
www.editora.ufsc.br
Diretor executivo Fábio Lopes (flopes@cce.ufsc.br) / (48) 9933-8887

Moacir Loth / Jornalista na Agecom / UFSC
moacir.loth@ufsc.br 

Tags: EdUFSCEmpreendedorismomicro e pequenas empresasUFSC