Alunos da UFSC destacam-se no exame da OAB
Com 81,67% de seus alunos concorrentes aprovados na primeira fase do XI Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conseguiu consolidar-se como uma das instituições com maior índice de aprovação no país. O resultado está muito acima das médias nacional (19,6%) e estadual (20,57%).
Não é a primeira vez que a Universidade apresenta um ótimo desempenho nesse exame; de acordo com o ranking elaborado pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV), baseado nas últimas três provas, a UFSC tem a oitava maior taxa de aprovação na segunda fase – 68,1% dos alunos com a nota necessária, sendo que, na região Sul, está atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dos 1.300 cursos de direito oferecidos no país, 126 universidades não tiveram nenhum aluno aprovado no último exame na primeira fase.
A conquista dos alunos da UFSC, segundo o diretor do Centro de Ciências Jurídicas Luiz Cancellier, deve-se em grande parte ao currículo do curso de direito da Universidade, construído juntamente com a OAB e o Ministério da Educação (MEC). Desde 2010, os alunos passam por uma carga horária de 4.300 horas, não restritas apenas à sala de aula, mas estendidas também a situações práticas.
Outra vantagem dos estudantes formados na UFSC é o Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ) – onde todos os alunos devem estagiar a partir da sétima fase –, que é aberto à comunidade e oferece atendimento jurídico a pessoas com vulnerabilidade econômica. O trabalho desenvolvido pelos estagiários no EMAJ em muito os auxilia a obter aprovação no exame da OAB.
Mais informações: (48) 3721-9382
Matheus Alves / Estagiário de Jornalismo da Agecom / UFSC
matheusalvesdealmeida@gmail.com
Claudio Borelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação