Atualidade de Caio Prado Júnior na TV UFSC

14/02/2014 11:57
Caio Prado Júnior na TV UFSC

Caio Prado

Historiador, geógrafo, escritor, político e editor brasileiro, Caio da Silva Prado Júnior era incansável na tarefa de transformar o Brasil. Nascido em 1907 no seio de uma das mais importantes famílias da burguesia cafeeira de São Paulo, as suas obras inauguraram no país uma tradição de marxismo, buscando uma explicação da sociedade colonial brasileira.

Mesmo depois de sua morte em 1990, Prado permanece atual em suas análises sobre a industrialização no país, pois muitos traços que destacou do Brasil ainda se fazem presentes. Ao enfatizar a ligação do Brasil com o resto do mundo, ele muda a própria linha de reflexão sobre o País. Antes dele, a maior parte das interpretações do Brasil se preocupava principalmente com as características internas da nossa sociedade.

De fato, as principais obras de Caio Prado Júnior são aquelas em que estuda o Brasil. Já em seu primeiro livro, “Evolução Política do Brasil”, de 1933, estão presentes os temas fundamentais que aparecem ao longo de seu trabalho. Entre eles, o questionamento da tese do passado feudal do Brasil. O livro também inaugura um gênero de historiografia que posteriormente ficará conhecido como história dos vencidos, em que se vai além da narração dos feitos dos grandes heróis. Vida e obra do pensador vão ao ar neste domingo, às 21 horas.

Programa UFSC Entrevista com Evandro Teixeira

Considerado um dos principais fotojornalistas do mundo, Evandro Teixeira é o convidado do UFSC Entrevista desta segunda-feira, 17.  Nativo de Irajuba, interior da Bahia, começou a carreira em 1957 como repórter fotográfico de O Diário da Noite e O Jornal (Diários Associados). Hoje, suas fotos compõem acervos de museus no Brasil e no exterior.

Lançou várias publicações, com destaque para o livro “Fotojornalismo”, de 1983, um verdadeiro arquivo de acontecimentos nacionais e internacionais marcantes desde a década de 60. Obra que, em 1992, foi incluída no acervo da Biblioteca do Centro de Artes Georges Pompidou, Paris, França.

Participou de exposições individuais e coletivas, como a Mostra dos 40 mais importantes fotógrafos do mundo, ao lado de Sebastião Salgado, Henri Cartier Bresson, Robert Capa e Marc Ribaud, na Galeria da Leica, em Nova lorque.

Evandro recebeu, entre outros, o Prêmio Especial da Unesco no Concurso Internacional “A Família”, em Tóquio, Japão (1993), e os prêmios do Concurso Internacional da Nikon, Japão, 1991 e 1975 e da Sociedade Interamericana de Imprensa, em Miami, EUA com a lendária foto “A queda da moto”, que junto com a famosa imagem da “Passeata dos 100 mil”, tornaram-se símbolos do movimento estudantil contra a ditadura militar no Brasil, entre 1964 e 1968. A representação do UFSC Entrevista vai ao ar nesta segunda, 17, às 20 horas.

Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o Canal 15 da NET Florianópolis ou ou Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista, também, aos boletins de notícias no www.youtube.com/tvufsc.

Natália Porto/Estagiária/TV UFSC

Tags: atualidadeCaio PradoTV UFSC