UFSC entrevista discute aquíferos nesta segunda-feira
A TV UFSC estreia neste domingo, 15 de dezembro, às 21 horas, o documentário “Cardápio de Boteco”, produzido por Victor Hugo Bittencourt como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo UFSC, que retrata hábitos e histórias de bares e botecos brasileiros e as comidas preparadas e servidas nesses lugares. A narrativa apresenta clientes e donos de bares de Florianópolis, Vitória, Salvador e Belém, em seu local de trabalho ou divertimento. Os frequentadores relatam seus petiscos preferidos, seus comportamentos mais costumeiros, suas motivações e histórias relacionadas a cada boteco, enquanto os proprietários, que, em alguns casos, são os próprios cozinheiros, contam as histórias das receitas, dos estabelecimentos e do relacionamento com os clientes.
Entre os bares visitados em Vitória, Espírito Santo, estão o Boteco do João e o Bar do Ceará, que tem mais de cinquenta anos de história na capital capixaba. Já em Salvador, o Boteco surpreende por seu salão sofisticado e sua ampla cozinha industrial. Em Belém, Pará, o escolhido foi o bar Meu Garoto e o destaque a cachaça. Na cidade de Florianópolis, a visita aconteceu no tradicional Kibelândia e o tempero ficou por conta do famoso quibe, cru ou frito.
Seja o bar mais simples ou o mais sofisticado, os brasileiros não dispensam o Cardápio de Boteco, as bebidas como a cachaça de jambu, típica de Belém, as comidas, como a coxinha de caranguejo de Salvador, ou as intensas rodas de bate-papo.
Especial Resgate Cinema Silencioso Brasileiro
Episódio inédito Funerais do Comendador Nami Jafet vai ao ar este sábado, 14, às 14h. O filme capta o funeral de Nami Jafet, libanês de formação matemática na Universidade de Beirute e que imigrou para o Brasil em 1893. Em 1897 Jafet fundou, com alguns irmãos, a Fiação, Tecelagem e Estamparia Jafet S.A., fábrica de grande porte no bairro Ipiranga, em São Paulo.
As imagens mostram a saída do esquife do palacete do libanês, conduzido nas mãos de parentes, de acordo com ritual da igreja ortodoxa, o contorno do esquife à volta da fábrica e o percurso do cortejo, partindo da Avenida da Independência e Rua Florêncio de Abreu até chegar ao cemitério da Consolação. De acordo com a Cinemateca Brasileira, não há notícias de que esse material tenha sido montado e exibido.
O filme faz parte do bloco temático Vida Cotidiana, da série Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro. A série mostra imagens perdidas que recontam a história brasileira do início do século XX, encontradas e agrupadas pela Cinemateca Brasileira. Ao todo, são vinte e sete curta-metragens, datados entre 1910 e 1932 e exibidos todos os sábados, a partir das 14h.
UFSC Entrevista discute aquíferos
Aquecimento global, regulação climática, destruição de paisagens que retém água, urbanização e desmatamento. Esses são alguns dos temas discutidos pelo UFSC Entrevista desta segunda-feira, dia 16, com o professor Luiz Fernando Scheibe.
Géologo, com doutorado em Ciências (Mineralogia e Petrologia) pelo instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Scheibe atualmente é professor titular aposentado voluntário da UFSC. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e organizou seis livros. Recebeu o Prêmio Destaque Pesquisador da UFSC (50 Anos) em 2010, a medalha de Mérito da Cidade de Florianópolis e o título de Professor Emérito da UFSC em 2012.
Atua na área de Geociências e nos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, com ênfase em Geoecologia e Hidrogeologia. Coordena em SC o projeto Rede Guarani/Serra Geral (/www.rgsg.org.br/).
15 anos da TV UFSC
E na semana em que comemora 15 anos, a TV UFSC reapresenta neste sábado, dia 14, às 20 horas, o documentário “Quero Luz”, que resgata a história da TV educativa em Florianópolis. Na estreia a emissora exibia apenas dois programas próprios, o Universidade Aberta e o Minuto no Campus. Hoje transmite 12 produções suas e de parceiros garantindo 8 horas diárias de programação. Numa parceria com a Empresa Brasil de Comunicação – EBC – retransmite a TV Brasil, a maior TV pública do país.
Também no sábado, a TV Brasil apresenta uma reportagem especial produzida pela TV UFSC sobre as tradições da Costa da Lagoa, o escritor Franklin Cascaes e os contos de bruxas na cidade. A reportagem vai ao ar durante o programa Paratodos, que começa às 16h.
Para ac0mpanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br e www.tvbrasil.ebc.com.br.
Assista também aos boletins de notícias no www.youtube.com/tvufsc.
Natália Porto/Estagiária/TV UFSC