UFSC promove seminário internacional sobre desastres socionaturais

Professor Hugo Romero, da Universidad de Chile, proferiu a conferência de abertura do Seminário Internacional de Investigações sobre Vulnerabilidade dos Desastres Socionaturais. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC
A primeira edição do Seminário Internacional de Investigações sobre Vulnerabilidade dos Desastres Socionaturais (SIIVDS), promovido pelo Laboratório de Climatologia Aplicada (Labclima) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teve início na quarta-feira, 20 de novembro, no auditório da Reitoria, campus de Florianópolis. A conferência de abertura foi realizada pelo professor Hugo Romero, da Universidad de Chile. O evento vai até sexta-feira e reúne pesquisadores de diversas universidades da América Latina.
Segundo Nathan Debortoli, doutor em Geografia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador na UFSC, o objetivo do seminário é tratar não só as questões técnicas e físicas dos desastres naturais, mas, também, os fatores sociais e a gestão de riscos dos envolvidos. “Vamos discutir a efetividade das políticas públicas atuais de prevenção e como as pessoas podem se adaptar nessas situações.” Ele acrescenta que a participação de outras universidades vai colaborar para a análise de como os outros países reagem diante das catástrofes.
O evento é destinado a funcionários de órgãos públicos e ambientais, pesquisadores da área, e líderes de comunidades afetadas por esse tipo de desastre. A programação completa pode ser acessada em: http://www.labclima.ufsc.br/seminario2013/programacao/.
Fernanda Costa/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
fernandarvcosta@gmail.com
Fotos: Wagner Behr/ Agecom/UFSC
wagner.behr@ufsc.br
Universidade Já