UFSC firma parceria para desenvolver projetos em Santo Amaro da Imperatriz

07/11/2013 13:16

Reitoras recebem proposta de projetos de extensão para o município de Santo Amaro da Imperatriz. Foto: Gabriela Dequech – AI/GR/UFSC

A proposta para que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolva três projetos de extensão em Santo Amaro da Imperatriz foi apresentada à reitora Roselane Neckel e à vice-reitora Lúcia Helena Pacheco, na tarde da última terça-feira, 5 de novembro, pelo prefeito Sandro Vidal e um grupo de professores da Universidade. As temáticas envolvem preservação ambiental, saúde pública e drenagem no município.

“A equipe de um dos projetos vai pesquisar verminoses nas 17 escolas do município para saber como a população se alimenta. Será trabalhada a questão da saúde. Os outros projetos são sobre resíduos e sobre drenagem”, explica Ronaldo Antonio Salum, professor de Química aposentado da UFSC e idealizador dos convênios.

Os rios Cubatão do Sul e Vargem do Braço – represa de Pilões – são mananciais localizados em Santo Amaro da Imperatriz, responsáveis pelo abastecimento de cinco cidades da região metropolitana de Florianópolis. A conscientização sobre os prejuízos do descarte de agrotóxicos nos rios e sobre a transmissão de doenças pela água são aspectos a serem trabalhados pelos projetos.

A Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz vai arcar com os custos iniciais e com o transporte de alunos e professores. “Cerca de 67% do município está dentro do Parque da Serra do Tabuleiro. Temos que nos preocupar com nossos mananciais, e isso é dispendioso. Atuamos fortemente na preservação ambiental”, afirmou o prefeito. “É preciso fazer um diagnóstico do que existe, para estudarmos como podemos contribuir. Os projetos envolvem bolsas, equipamentos. O orçamento da Universidade é limitado; por isso, teremos de buscar fontes de financiamento”, disse a reitora Roselane. 

A minuta do convênio com os três planos de trabalho, com metas e cronograma, será estruturada pelo pró-reitor de Extensão, Edson da Rosa, juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq). A reitora manifestou a intenção de desenvolver parcerias como essa nas microrregiões de todos os campi da Universidade.

Os professores Armando Borges de Castilhos Junior e Alexandra Rodrigues Finotti, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Lenilza Mattos Lima, do Departamento de Análises Clínicas, Juliet Sugai, do Departamento de Bioquímica, Alcides Milton da Silva, do Departamento de Saúde Pública e Ronaldo Antonio Salum participaram da reunião, que contou com a presença da secretária municipal de Educação e Esportes, Eliane Ferreira Broering.

Bruna Bertoldi Gonçalves/Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria/UFSC       

(48) 3721-4558 / bruna.bertoldi@ufsc.br

Tags: GRprojetos de extensãoSanto Amaro da ImperatrizUFSC