TV UFSC exibe especial Brasil Plural
O documentário, uma produção do Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural que vai ao ar domingo, 17, às 21h, retrata as diversas realidades brasileiras por meio de pesquisas antropológicas e tem o objetivo de contribuir para a elaboração de politicas públicas junto às populações estudadas, respeitando suas particularidades. Assim, povos indígenas, populações rurais, comunidades afrodescendentes, caboclos e agrupamentos religiosos estão entre os focos da entidade. Os estudos irão permitir também a prestação de assessoria para populações locais e órgãos públicos.
Brasil Plural é uma produção do Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural (IBP), vinculado ao CNPq, que reúne em seu interior uma rede de pesquisadores de diversas instituições universitárias brasileiras, entre elas as universidades federais de Santa Catarina e do Amazonas e a Universidade do Estado de Santa Catarina. O projeto do IBP tem como sede a UFSC, por meio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, seus diversos núcleos de pesquisa, professores e pesquisadores, além do Museu Universitário. A outra universidade parceira é a federal do Amazonas, incluindo o campus avançado de Benjamim Constant e o Museu Amazônico.
Também compõem a rede de pesquisadores o mestrado profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (MPPT), da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), e o mestrado profissionalizante em Gestão de Políticas Públicas, da Universidade do Vale de Itajaí (Univali).
Imagens captadas em 1924 mostram médium Mozart
O filme As Curas do Professor Mozart, do Especial Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro, registra uma ocorrência moderna na longa tradição brasileira das curas milagrosas: os trabalhos de Mozart, médium espírita de Recreio, na Zona da Mata mineira. Por incentivo da Sociedade Brasileira de Estudos Psíquicos, representantes da imprensa visitam Mozart e confirmam seus poderes de cura. O filme, gravado em 1924 pela Botelho Film, mostra imagens da pequena cidade e seu principal meio de comunicação com o mundo exterior: a ferrovia. No documentário, Mozart recebe homenagem da imprensa e de políticos locais por seu trabalho.
Gravado na década de 20, o filme faz parte do bloco temático Ciências (mesmo ocultas) e Riquezas, da série Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro, com imagens perdidas que recontam a história brasileira do início do século XX, encontradas e agrupadas pela Cinemateca Brasileira. Ao todo, são vinte e sete curta-metragens, datados entre 1910 e 1932 e exibidos todos os sábados, a partir das 14h.
Partida decide a final do Campeonato Brasileiro Série C
Santa Cruz (PE) enfrenta o Luverdense (MT) na última semifinal do Brasileirão Série C. No primeiro jogo, o time pernambucano ganhou por 2 a 0 fora de casa. Na partida deste domingo, 17h, no Arruda, o Santa Cruz precisa de apenas um empate para se classificar à final e disputar com o Sampaio Corrêa (MA) o título de campeão da Série C. O time do Maranhão venceu a segunda partida da semifinal contra o Vila Nova (GO) e espera o resultado do sábado para decidir o campeonato. A transmissão da partida entre Santa Cruz e Luverdense começa às 16h30, ao vivo, na TV UFSC.
UFSC Entrevista Alisson Mota
O músico e compositor Alisson Mota foi um dos homenageados pelo Coral da UFSC na última terça-feira no Teatro Alvaro de Carvalho. Vocalista do Grupo Engenho, ele relançou recentemente “Canções do folclore da Ilha de Santa Catarina”, resultado de pesquisas realizadas nos anos 1980 que reúne, em livro e CD, canções de influência açoriana cantadas por sucessivas gerações. No UFSC Entrevista desta segunda, já exibido e com reapresentação às 8 horas, Alisson fala do projeto, da experiência com o Engenho e de sua música.
Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sitesww.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista, também, aos boletins de notícias no www.youtube.com/tvufsc.
Por Natália Porto/Estagiária/TV UFSC