Senses&Sensibility abre com palestra do professor Richard Williams na UFSC

04/11/2013 10:06

O VII Senses&Sensibility (SS’2013), conferência internacional que abrange as áreas de Design, Cultura Visual, Fotografia, Moda, Publicidade e Marketing será sediada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 7 a 9 de novembro. A palestra de abertura “Você vai amar como isto o fará sentir: desejos proibidos no drama da TV americana atual” será na quinta-feira, às 19h, no auditório da Reitoria, com o professor de Culturas Visuais Contemporâneas, Richard J. Williams, da Universidade de Edimburgo (Reino Unido). Aberta à comunidade acadêmica. O valor das inscrições é de R$ 35 e devem ser feitas pelo link goo.gl/fjCDik.

Nos últimos anos, os canais americanos de televisão a cabo produziram alguns dramas, por vezes descritos como a “terceira era de ouro” da televisão. Os Sopranos (1997-2007) é normalmente considerado o primeiro exemplo, seguido por A Escuta (2002-8), e pelas séries mais recentes como Mad Men (2007-hoje) e Breaking Bad (2008-13). Todas elas focaram em personagens descritas pela crítica como “homens difíceis”. Aparentemente respeitáveis, estes conduziram vidas duplas à sua maneira, levando a comportamento estranho ou violento. Todas estas séries foram moralmente ambíguas e – como muitos críticos notaram – tornaram atraentes comportamentos moralmente questionáveis, ilegais e mesmo perigosos.

A palestra de Richard Williams dará enfoque a Mad Men e Breaking Bad, por serem séries muito ricas visualmente, tendo arquitetura e design como elementos fundamentais para o seu sucesso. A apresentação mostrará como o “ver” e o “sentir” desses dramas permitem que o público experimente uma série de prazeres que são, de outra maneira, proibidos. A palestra baseia-se no último livro de Richard Williams, Sex and Buildings, publicado em 2013 pela Reaktion (Londres).

Sobre o palestrante

Richard J. Williams é professor de Culturas Visuais Contemporâneas na Universidade de Edimburgo (Reino Unido). Historiador da arte, tem focado cada vez mais as culturas visuais das cidades contemporâneas. Seu trabalho interdisciplinar se baseia em teorias da psicologia e sociologia sobre a vida na cidade, assim como em arquitetura e arte.

Dúvidas: amanda@sensesandsensibility.org.

Mais informações: http://www.sensesandsensibility.org/.

Tags: Richard WilliamsSenses&SensibilityUFSC