Seminário final do Alfabetização na Idade Certa ocorre nos dias 24 e 25

22/11/2013 16:15

O seminário final de 2013 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) será realizado nos dias 24 e 25 de novembro nos polos de Fraiburgo, Itapema, Treze Tílias e Balneário Camboriú. O programa, somente no Estado abrange cerca de 8.500 professores das redes públicas de ensino e o evento encerra as atividades deste primeiro ano de formação (do total de dois anos).

Sobre o PNAIC e a programação do evento

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (Nepalp), do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assumiu a coordenação geral no Estado do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Na equipe, as professoras Nilcéa Lemos Pelandré, do Departamento de Metodologia de Ensino, e Maria Aparecida Lapa de Aguiar, do Departamento de Estudos Especializados em Educação.

O PNAIC é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização, por meio de cursos de formação continuada de alfabetizadores.

Clique na imagem para conferir a programação

A formação continuada dos 545 orientadores de estudo, de 286 municípios do Estado, está sob a responsabilidade de 18 professoras formadoras de diferentes universidades do Estado e das redes públicas da educação básica. Os orientadores, por sua vez, estão agrupados em quatro polos regionais. Para cada polo há uma supervisora. Os orientadores de estudo realizam a formação de 8.037 professores das redes estadual e municipais de ensino

As atividades formativas iniciaram em fevereiro e a continuam por meio de seminários de estudo; totalizando 200 horas de formação para os orientadores de estudos. Os alfabetizadores completarão, em 2013, 120 horas.

Neste ano a formação enfatiza as questões da linguagem e, em 2014, os continuará com aprofundamento na linguagem e enfatizando a matemática. Os resultados mostram-se bastantes positivos, o que se comprova na socialização das atividades de sala dos alfabetizadores, que ocorre em cada um dos seminários.

Apresentam-se como desafios ao PNAIC: atingir todos os municípios e professores alfabetizadores, garantindo o direito de aprendizagem da leitura e da escrita a todas as crianças no ciclo de alfabetização; conscientizar os entes governamentais da importância de cumprirem o estabelecido no Pacto; e continuar a formação no sentido de os professores poderem, pelas práticas da reflexão e socialização, mobilizar seus saberes e pelo seu fazer/saber docente mudar e melhorar sempre mais o ensino.

Mais informações pelo site www.pnaic.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-4491.

Tags: Nilcéa PelandréPNAICseminário finalUFSC