Seminário apresentará resultados da pesquisa interinstitucional do Programa Um Computador por Aluno
O Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o 2º Seminário UCA BASC sobre o tema “(Des)caminhos de uma política pública?”, nos dias 2 e 3 de dezembro, na UFBA, em Salvador, BA.
O seminário tem como objetivo apresentar os resultados finais da pesquisa interinstitucional entre UFSC, Udesc e UFBA, realizada ao longo de dois anos (2011-2013) de imersão e acompanhamento da gestão e das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do Programa Um Computador por Aluno (UCA), tanto na Bahia quanto em Santa Catarina. Além disso, pretende criar espaços de reflexão e crítica dessa política pública e promover uma aproximação entre a comunidade acadêmica e as escolas envolvidas com a pesquisa, financiada pelo Edital 76/2010 do CNPq.
No âmbito da UFSC, três estudantes do curso de Pedagogia e três do Mestrado em Educação, e 20 professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis também participaram da pesquisa. Dentre estes, uma mestranda, uma doutoranda e uma professora da rede municipal de Florianópolis também participarão do referido evento de socialização dos resultados da pesquisa, e junto com a professora Monica Fantin, do Centro de Ciências da Educação (CED), estarão representando a equipe da UFSC no Seminário (financiados pelo projeto e com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC).
O 1º Seminário UCA BASC apresentou os resultados parciais da pesquisa e foi realizado na UFSC em setembro do ano passado.
Inscrições e informações pelo endereço www.ucabahia.ufba.br.
Breve histórico do Projeto UCA
O programa Um Computador por Aluno (UCA) nasceu da iniciativa de distribuição de computadores portáteis para crianças no Brasil, em 2005, quando o fundador do Media Lab (Laboratório de Mídia) do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o pesquisador Nicholas Negroponte, apresentou, em fevereiro, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o projeto de distribuir laptops de US$ 100 para alunos de escolas públicas de países em desenvolvimento.
O presidente Lula após conversar com Negroponte e expressar o seu interesse pelo projeto, contratou três centros de pesquisas para analisar e validar os laptops que seriam testados.
O governo brasileiro resolveu implementar o programa após receber a confirmação dos centros de pesquisa de que a iniciativa do projeto era viável. Assim, em 2007, foi criado um grupo de trabalho composto por representantes do MEC e assessores pedagógicos responsáveis por avaliar e acompanhar os projetos pré-pilotos nas escolas.
Os responsáveis pela execução do projeto são os Ministérios da Educação, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Ciência e Tecnologia. A Casa Civil e o Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal (Serpro), além de universidades de todo o país.
A experiência pré-piloto aconteceu nos estados do RJ, SP, RS e Tocantins, e também no DF – Brasília. As escolas utilizaram três tipos de laptops de baixo custo (Classmate PC, Mobilis e o XO), que foram doados pelas empresas fabricantes dos equipamentos.
Para a fase piloto do projeto UCA, o governo realizou um leilão no final de 2007 para a compra de 150 mil laptops, mas a ação foi cancelada, pois o MEC, na época, considerou o preço pedido pela empresa vencedora, caro demais.
Em 2008 o governo realizou outra licitação para a compra dos 150 mil computadores e dessa vez o leilão atingiu o seu objetivo. O MEC conseguiu comprar os computadores por um preço mais barato. No entanto, o leilão foi suspenso por conta de alguns questionamentos referentes a legalidade de alguns itens do edital. No ínicio de 2009 o TCU revogou a medida cautelar que suspendia o leilão para a aquisição dos 150 mil laptops. Assim, o MEC pôde dar prosseguimento ao processo, realizando testes de aderência dos equipamentos.
Depois de um longo processo de testes, o TCU desclassificou a empresa vencedora da licitação no processo para o fornecimento dos laptops, convocando a segunda empresa classificada no leilão, para dar prosseguimento à aquisição dos 150 mil computadores Classmate.
Após a compra dos computadores, o Projeto piloto UCA contemplou 300 escolas brasileiras com os laptops.
Outras informações com a professora Monica Fantin pelo e-mail mfantin@terra.com.br.