Livro da EdUFSC supre carências nas disciplinas experimentais de Física Básica
Partindo do pressuposto de que, na atualidade, nenhum campo das ciências exatas que utiliza os dados de uma experiência pode deixar de aplicar os métodos estatísticos, o livro Introdução ao laboratório de Física torna-se essencial e justifica a grande procura pelas universidades, professores e estudantes que cursam disciplinas experimentais. Já formatado dentro do novo projeto gráfico da Coleção Didática, a Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) está lançando , com capa verde, a quinta edição do livro que, há algum tempo, encontrava-se esgotado. A obra reúne o conhecimento acumulado por cinco professores de Física da UFSC: João J. Piacentini, Bartira C.S. Grandi, Márcia P. Hofmann, Flávio R.R. de Lima e Erika Zimmermann. Os autores lecionam disciplinas experimentais de Física Básica há mais de uma década.
Até a publicação da obra da EdUFSC havia uma carência bibliográfica grave. Não existia meio termo: ou tratava o tema de forma muito aprofundada ou apenas superficialmente. Para complicar a vida dos acadêmicos, a quase totalidade dos títulos era oferecida em língua estrangeira. Os conteúdos do livro da Coleção Didática são dissecados em dois capítulos. O primeiro aborda medidas, algarismos significativos e erros de uma medida. O segundo analisa e discute normas para a construção de diferentes tipos de gráficos a partir de dados obtidos em laboratório. Exemplos e exercícios enriquecem o conteúdo da obra. Para fechar, os autores brindam os leitores com seis apêndices, que analisam a trajetória da área desde a Revolução Francesa.
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Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC
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