Estudante da UFSC participa do 8° Fórum de Juventude da Unesco

18/11/2013 17:53

Thiago Millnitz (à direita) foi um dos cinco representantes brasileiros no 8° Fórum de Juventude da Unesco, em Paris. Foto: divulgação

O estudante da sétima fase do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Thiago Millnitz, foi um dos cinco representantes brasileiros no 8° Fórum de Juventude da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, em Paris. O evento contou com a presença de jovens delegados de mais de 150 países, além de representantes de ONGs, membros da Unesco e políticos para debater o tema “Juventude e inclusão social: engajamento cívico, diálogo e desenvolvimento de competências”.

Os participantes do Fórum ficaram responsáveis porelaborar uma carta de recomendação com as principais ideias e temas que devem se tornar importantes focos de discussão e projetos futuros. As recomendações estão sendo discutidas desde o dia 5 de novembro, na 37ª Conferência Geral da Unesco, que conta com representantes de 195 estados membros, e termina no próximo dia 20.

Foto: divulgação

Entre as ideias apresentadas está a necessidade de reconhecimento dos jovens que buscam conhecimento por meio da educação não formal e informal pelos estados membros; a inclusão de competências empreendedoras no currículo das universidades; e a inserção de ONGs jovens na Unesco.

Segundo Thiago, “essas recomendações podem ser usadas pela instituição e pelos estudantes, já que, de alguma forma, a Unesco compartilha das ideias sugeridas pelos jovens de todo o mundo”. Além de participar do Fórum, o estudante foi convidado pela comissão permanente do Brasil na Unesco para palestrar no espaço “Vamos falar português?” – um encontro paralelo ao Fórum. A ocasião contou com representantes dos países que falam a língua portuguesa e teve como foco os desejos e interesses dos jovens perante a organização.

Texto: Fejesc

 

Tags: 8° Fórum de Juventude da Unescorelações internacionaisThiago MillnitzUFSC