Sepex 2013: peça humorística é uma das atrações culturais desta sexta

24/10/2013 17:28

Grupo apresenta-se às 14h no palco da Sepex

Um dos destaques da programação cultural de sexta-feira, 25 de outubro, na 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) será a peça “O Camelo, o Leão, a Criança e o Trocadilo” do Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).  O grupo apresenta-se às 14h no palco da Sepex, em frente ao Centro de Convivência. A peça tem duração aproximada de 40 minutos.

A história pretende ser um “besteirol profundo”. Busca provocar sorrisos, risos, gargalhadas, mas, ao mesmo tempo, gerar desconforto, espanto, mergulhos nas profundezas de si mesmo. Trata-se, enfim, de uma celebração da potência da vida.

O Grupo existe desde janeiro de 1997 com o objetivo principal de desenvolver nos usuários do CAPS a capacidade de governar a própria vida, apesar das (enormes) dificuldades inerentes a tal meta. Em todos esses anos, o grupo ajudou (e ajuda) muitos usuários a caminhar nesse sentido. Já passaram pelo grupo usuários do CAPS diagnosticados como esquizofrênicos, esquizoafetivos, bipolares, borderlines e depressivos.  O grupo é coordenado pelo professor do Departamento de Psicologia da UFSC Marcos Eduardo Rocha Lima.

Mais informações: Marcos Eduardo Rocha Lima (Coodenador do grupo/ CAPS) – (48) 3237-5519 e marquitomar@ig.com.br

:: Veja também a programação cultural da Sepex para o dia 25 de outubro, sexta-feira

10h – Grupo Waris: Danças Árabes Conjunto Adulto e Solo Infantil – O Waris Danças Árabes é um grupo de danças árabes criado para a participação em eventos e concursos de dança, para representar e difundir a Tradicional Raks el Sharq. Iniciou no Projeto Práticas Corporais do Centro de Desportos (CDS), atuando na divulgação da cultura árabe desde 2010. Será apresentada a coreografia: Um Conto no Oriente. Coreógrafa: Naiade Schardosim

10h40min Mário de Andrade e os brinquedos de roda NDI/UFSC – Apresentação com alunos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil com brinquedos de roda e interação com personagens da nossa literatura como Mário de Andrade e o personagem fictício, Severino do Sertão. Responsáveis: Professora Graziela Beretta, Oto Henrique e Rafael Prim Meurer.

15h15min NETI: Grupo De Canto Vozes Da Ilha – Apresentando-se em diversos eventos na UFSC e em toda sociedade catarinense, o grupo de canto Vozes da Ilha do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) atualmente conta com 50 integrantes, utiliza um repertório de 70 músicas, sendo algumas de autores Catarinenses. Responsável: André Tiago Dias da Silva

14h Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do CAPS – O Grupo apresenta a peça “O Camelo, o Leão, a Criança e o Trocadilo”.

16h15min NETI: Grupo de Dança – Formado em 2012, o grupo conta com 10 integrantes maiores de 60 anos, que apresentam danças típicas da cultura brasileira, proporcionando lazer e saúde aos seus integrantes, bem como ao público expectador. Criadora e coordenadora: Urilda Soares.

18h30min Projeto Práticas Corporais: Fusão de Dança – Em funcionamento no CDS, caracteriza-se por uma forma de extensão que envolve o oferecimento de diversificadas práticas corporais, agora serão apresentadas as Coreografias de Aloha Auana, a coreografia Asas, e coreografia Salamandra.

:: Sobre a Sepex

A programação da 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) é realizada na Universidade Federal de Santa Catarina entre os dias 23 e 26 de outubro, conta com mais de 120 estandes, 180 minicursos e diversas apresentações artísticas.

Confira a programação completa das apresentações artístico-culturais.

SEPEX – www.sepex.ufsc.br e artistico.sepex2013@contato.ufsc.br

Anaíra Sarmento/ Estagiário de Jornalismo da Agecom/ UFSC