Filme na TV UFSC relata a vida do artista ilhéu Waldir Brazil

04/10/2013 13:05
TV apresenta filme sobre Waldir Brazi

Waldir Brazil

Em 1920, enquanto a arte de atuar engatinhava na ilha, em Coqueiros nascia Waldir Brazil, ator, cantor, compositor e apresentador nas rádios de Florianópolis. O filme A Vida de Waldir Brazil, dirigido por Neno Brazil, relembra a infância, o primeiro contato com a arte, a magia do teatro e a trajetória do artista no tempo em que quem fazia teatro era vagabundo e mulher era prostituta, como explica Brazil.

Waldir Brazil estreou como ator aos 18 anos no palco da União Operária, em 1938. Foi ali que se apaixonou pela magia, comentou certa vez num depoimento na reinauguração do teatro da U.B.R.O. em 2001. Criou em 1939 o grupo musical Demônios do Ritmo e, além de cantor, tornou-se compositor. Depois de mais de 60 anos dedicados à arte, Brazil morreu em 2008.

O filme estreia neste domingo, às 21h, e reprisa na terça-feira, às 20h, na programação da TV UFSC.

Revolução de 30 no especial Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro

Poucos meses após a vitória da Revolução de 30, Francisco Campos, ideólogo do governo provisório de Getúlio Vargas, realiza em Belo Horizonte uma gigantesca parada da Legião de Outubro, criada por Campos. A Grande Parada dos legionários mineiros estreia neste sábado às 14h. O curta é um testemunho dos novos tempos que se instauravam no Brasil e capta o discurso enfático do bispo de Uberaba em apoio à revolução, o que comprova a forte ligação entre Igreja e Estado na época.

Gravado em 1931, o filme faz parte do bloco temático Cerimônias Públicas, da série Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro. A série mostra imagens perdidas que recontam a história brasileira do início do século XX, encontradas e agrupadas pela Cinemateca Brasileira. Ao todo, são vinte e sete curta-metragens, datados entre 1910 e 1932 e exibidos todos os sábados, no horário das 14h.

UFSC Entrevista – Ordenamento Náutico

O professor Otávio Ferrari é o entrevistado da próxima edição do UFSC Entrevista. Ele fala sobre o Plano de Ordenamento Náutico de Florianópolis, previsto como um instrumento de gestão do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro do município, disposto na lei municipal 7.975, de 2 de outubro de 2009.

O UFSC Entrevista vai ao ar nesta segunda-feira, 7, às 20 horas. Reapresentação no domingo, às 8h30 e às 13 horas.

Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista, também, aos boletins de notícias no www.youtube.com/tvufsc.

Natália Porto/Estagiária de Jornalismo/TV UFSC

Tags: artistaTV UFSCWaldir Brazil