Curso abordará avaliação e regulação de organismos geneticamente modificados
De 4 a 9 novembro de 2013, será realizado no Hotel Oceania, localizado em Ingleses, Florianópolis, o segundo Curso Regional de Biossegurança denominado de “Fundamentos holísticos para a Avaliação e Regulação da engenharia genética e Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)”. A solenidade de abertura deverá ocorrer às 9h do dia 4, segunda-feira.
Este curso é planejado para fornecer aos tomadores de decisões políticas, funcionários de agências regulatórias, cientistas e ONGs/líderes da sociedade civil, especialmente dos países em desenvolvimento, com o conhecimento equilibrado e crítico, bem como a formação em questões cruciais da Engenharia Genética e dos OGMs.
Através de palestras, demonstrações de laboratório, trabalho de grupo para análise de dossier sobre estas nova tecnologia, estudos de caso e discussões, os organizadores irão oferecer capacitação de biossegurança de OGMs (ou transgênicos) no âmbito de de uma visão holística.
Os tópicos a serem abordados no curso incluem: visão holística da genética, genes, expressão e regulação gênica; diversas áreas de aplicação da engenharia genética; impactos potenciais dos OGMs sobre o ambiente e na saúde humana, o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança; aspectos econômicos e legais dos OGMs; questões socioculturais e éticas relacionadas aos OGMs; sistemas regulatórios e de rotulagem de OGMs; avaliação de risco de OGMs e revisão de avaliação de riscos; aulas práticas laboratoriais de proteínas e detecção de OGM baseada em proteínas e análise de DNA.
Cinquenta e três participantes foram selecionados de países da América Latina: Brasil, Bolivia, Chile, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Venezuela e Uruguai. Os 20 professores dos diferentes tópicos do curso têm especialização em distintas áreas e pertencem a 11 diferentes instituições localizadas na Argentina, Austrália, Brasil, Chile, França, Malásia, México e
O apoio financeiro deste Curso foi proporcionado pela Agência de Desenvolvimento da Noruega (NORAD) e o apoio técnico está sendo feito pelo Genok, que é um instituto de biossegurança vinculado à Universidade Tromso, na Noruega.
A Universidade Federal de Santa Catarina é a organziadora do curso, por meio de um grupo de pesquisa formado por cinco docentes, oito alunos de pós-graduação e dois alunos do Curso de Agronomia. Além disso, as aulas práticas serão realizadas no Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal da UFSC.
Mais informações:
http://biosafetybrazil2013.paginas.ufsc.br/
Rubens Onofre Nodari (48-37215332 ou 48-99802042, rubens.nodari@ufsc.br) ou
Sarah Zanon Agapito Tenfen (48-37215329 ou 48-88237793, sarahagro@gmail.com).