Coral da UFSC se apresenta na Igrejinha nesta quinta-feira
O Coral da UFSC se apresenta na Primavera do Coral, na Igrejinha da UFSC, no dia 10 de outubro, às 19h30min, com a participação da Orquestra de Câmara da UFSC. O repertório conta com obras compostas por músicos de Florianópolis – Denise Castro, Grupo Engenho, Luís Meira–, música do folclore catarinense, entre outras. Será um reconhecimento do Coral aos compositores da música local. No dia, serão realizadas filmagens do documentário de 50 anos do Coral.
Dia 14 de outubro, é a vez do Madrigal da UFSC e da Orquestra de Câmara da UFSC executarem o Sarau de Primavera, com apresentação na Igrejinha da Universidade, às 18h30min. O repertório apresentado terá diferentes formações instrumentais e vocais. O evento tem como objetivo a troca de experiência entre os músicos e os convidados. Os grupos com formação de orquestra e do madrigal irão apresentar duas músicas cada um; os demais serão duos, trios e quartetos de música popular e erudita.
Os 50 anos do Coral da UFSC
Ao longo de sua história, já passaram pelo Coral da UFSC mais de 2.500 cantores, entre brasileiros e estrangeiros, alguns deles também integrantes de outros corais, que vêm buscar na Universidade a experiência de fazer coral. O Coral é formado por alunos, professores e técnicos-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.
O primeiro regente do coral, padre Agostinho Stähelin, atuou nos primeiros seis meses de vida do grupo. Desde 1963, por 33 anos, o coral teve como regente o maestro José Acácio Santana. Nesse período, gravou sete LPs, dois CDs e especiais para televisão. Realizou inúmeros oratórios, concertos na comunidade e assessorou e incentivou a criação de mais de 200 corais no Estado. Em 1994 teve a sua consagração internacional com a tournée européia, apresentando-se em cidades de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália, incluindo a cerimônia com o papa João Paulo II no Vaticano.
De 1997 a 2004, o Coral esteve sob a regência da professora Maria Severina Borges Mendes, e a partir dessa data passou a contar com a regência de Miriam Moritz, que realiza projetos em parceria com outros departamentos, como O Corpo na Música, a Música no Corpo, que foi realizado com o grupo de dança Fazendo Corpo Mole, com professoras do Centro de Desportos (CDS) da UFSC.
Nesses 50 anos, o coral já se apresentou em cidades de todas as regiões do Estado de Santa Catarina e em encontros e festivais no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Desde maio de 2004, o Coral realizou vários concertos em congressos, recital e encontros de corais na UFSC, e coordena novas atividades para a comunidade, como o Grupo de Canto para Iniciantes e os projetos de extensão cultural Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC.
A regente Miriam Moritz
Miriam Moritz iniciou seus estudos musicais aos 10 anos, com o piano e o canto coral. Formou-se em Música pela Udesc em 1987, aos 21 anos, onde estudou flauta transversa com Zacarias Valiati, Luis Pedro Krull e Ayres Pothoff, canto com a professora Rute Gebler e canto coral. Começou a lecionar música no Colégio Coração de Jesus, em Florianópolis, como auxiliar de regência aos 20 anos. Aos 23 mudou-se para Portugal onde trabalhou como flautista em diversos locais de Portugal e da Espanha. Após cinco anos viajando pela Europa, voltou a lecionar em Florianópolis. Inicialmente na Escola Dinâmica, onde dava aulas para quase 500 alunos. Na escola de Música Compasso Aberto, lecionou percepção e teoria, flauta transversa, flauta-doce, canto, musicalização infantil, violão, percussão e formou três grupos vocais com os seguintes nomes: Entrando no Compasso, de crianças, Língua Solta, de adolescentes, e Bocca Chiusa, de adultos, e ainda um grupo de adolescentes com vários instrumentos e vocal.
Lecionou canto e técnica vocal e flauta transversa no Conservatório Musical de Florianópolis até 2007. Foi professora de canto popular e flauta transversa na Escola Superior de Música do Teatro Carlos Gomes em Blumenau. No ano de 2003, foi professora substituta do Curso de Licenciatura em Música da Udesc nas disciplinas de canto coral e regência, e lecionou na Uniplac, em Lages, as disciplinas de regência, canto coral e prática artística. Em 2003, finalizou seu curso de pós-graduação em musicoterapia pela Unisul, e atualmente cursa mestrado na UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Também em parceria com a Hélio Amaral Escola de Música coordenou as oficinas de música da Casa de Cultura Estácio de Sá. É regente do Grupo Vocal Bocca Chiusa desde 1996.
Foi nomeada Regente do Coral da UFSC, dando início às suas atividades em maio do mesmo ano. Desenvolveu os Projetos: “Reconstruindo a Escuta do usuário de Implante Coclear” com equipe multidisciplinar, “Canto para Comunidade” do Projeto Caeira 21. “Música para Pessoas com doença de Parkinson”, dirigido à comunidade e à Associação Parkinson de Santa Catarina. Desenvolve ainda os seguintes Projetos de Extensão na UFSC: “Orquestra de Câmara da UFSC”, “Madrigal da UFSC”, “Coral da UFSC e também desenvolve o projeto “Grupo de Canto para iniciantes”. Além disso, supervisiona estágios na área da música em parceria com a Udesc.