Case da ‘Comunica!’ é escolhido melhor projeto externo no 7º Prêmio Fejesc

19/09/2013 12:25

Estudantes de jornalismo da UFSC produziram o documentário APA – Ponta do Araçá. Foto: Renata Bassani

Mais de 500 espécies de animais e plantas, reunidas em uma área de 140 hectares em uma das regiões mais belas de Santa Catarina. Esse é o cenário do documentário APA – Ponta do Araçá. O curta-metragem foi produzido pela Comunica!, Empresa Júnior de Jornalismo da UFSC, dirigido pelos estudantes Lucas Amarildo e Maria Luiza Buriham. Os 15 minutos de imagens em alta definição dão conta da riqueza natural, da beleza da região e da importância de incentivar a preservação. A elaboração desse projeto deu origem ao case empresarial “O diferencial da comunicação para se atingir resultados de excelência”. A Comunica! apresentou o trabalho no VII Prêmio Fejesc, maior evento de empresas juniores de Santa Catarina, e ganhou o prêmio de melhor projeto externo do Estado.

A produção destaca as belezas naturais e a importância ecológica da área de proteção ambiental localizada na Costa Esmeralda, município de Porto Belo. Com 218 espécies de vertebrados, 237 espécies de invertebrados e 42 espécies do ambiente marinho, a APA tem importância relevante na conservação da natureza. Das espécies que vivem lá, 14 estão ameaçadas de extinção.

A produção destaca as belezas naturais e a importância ecológica da área de proteção ambiental localizada na Costa Esmeralda, município de Porto Belo. Foto: Renata Bassani

A importância de manter a área preservada fez com que a prefeitura do município criasse um Plano de Manejo, documento com medidas para conservar o ambiente e permitir o uso consciente dos recursos naturais.O trabalho de mapeamento e a elaboração do Plano de Manejo foram realizados pela Simbiosis, empresa júnior de Biologia da UFSC. Os estudos na região registraram 66 novas espécies para Santa Catarina e pelo menos três novas espécies para a ciência. A necessidade de divulgar esse estudo e informar sobre a existência da APA resultou na produção do documentário, que destaca os resultados desse estudo e mostra a rotina da população, que vive principalmente da pesca.

O material produzido será transformado em DVD e exibido entre as escolas e comunidades da região. Para Maurício Graipel, um dos responsáveis pela elaboração do Plano de Manejo, os documentários são uma das ferramentas mais úteis para a divulgação científica. Através deles pode-se falar da biodiversidade, da fauna e das espécies ameaçadas que habitam a APA.

Link do documentário: http://www.youtube.com/watch?v=VlP9hh9C9js.

Mais informações: Lucas Amarildo – lucasamarildo@hotmail.com ou (48) 9662 2934.

Texto: Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo
Fotos: Renata Bassani 

 

 

 

 

Tags: APA - Ponta do AraçáUFSCVII Prêmio FEJESC