UFSC coordena Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Estado

12/08/2013 13:03

Formação dos orientadores de estudo em um dos polos do Estado

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (Nepalp), do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assumiu a coordenação geral no Estado do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Na equipe, as professoras Nilcéa Lemos Pelandré, do Departamento de Metodologia de Ensino, e Maria Aparecida Lapa de Aguiar, do Departamento de Estudos Especializados em Educação.

O programa de formação de alfabetizadores está sendo oferecido a 285 municípios, atingindo cerca de 8.012 professores das redes estadual e municipais de ensino. As atividades formativas iniciaram em fevereiro deste ano com o curso intensivo de 40 horas e continuam por meio de seminários de estudo, de 24 horas cada um. Já foram realizados dois seminários e o próximo ocorrerá de 21 a 23 de agosto.

Em 2013 a formação enfatiza as questões da linguagem e, em 2014 os cursos terão aprofundamento na linguagem enfatizando a matemática. Dada a abrangência do programa, para facilitar o deslocamento dos professores aos encontros de formação, os municípios participantes foram divididos em quatro polos de atuação. Nestes, os professores denominados orientadores de estudo participam da formação, previamente planejada e discutida em seminários específicos desenvolvidos pelas formadoras, supervisoras e coordenadoras gerais – que antecipam as formações para aprofundamento e discussão coletiva dos materiais propostos pelo Pacto.

Até o momento, foram contempladas as cinco primeiras unidades dos cadernos de formação, nos três encontros realizados nos polos de Joinville (municípios da Região Norte e adjacências), Treze Tílias (Região Oeste e Meio-Oeste), Laguna (Região Sul e Planalto Serrano) e Florianópolis (Grande Florianópolis e Vale do Itajaí). As próximas etapas de formação para os orientadores de estudo estão previstas para os meses de agosto, outubro e novembro e espera-se que sejam tão enriquecedoras quando as anteriores, que suscitaram importantes ressignificações ao processo de alfabetização e debates entre os participantes.

Além da formação pedagógica dos orientadores de estudo, os quais, por sua vez, fazem a formação dos alfabetizadores em suas salas de aula, foi proposto pela coordenação geral em Santa Catarina – e realizado em julho deste ano – um encontro presencial entre os representantes da Universidade e os coordenadores locais dos diferentes municípios a fim de colocar questões pertinentes ao Pacto, esclarecer dúvidas e aprimorar discussões didáticas e pedagógicas para otimizar as atividades do PNAIC no Estado.

Os resultados mostram-se bastantes positivos, o que se comprova na socialização das atividades de sala dos alfabetizadores, que ocorre em cada um dos seminários. O blog do PNAIC/SC (pnaicsc.blogspot.com) traz mostras interessantes do que os professores e suas crianças vem realizado nas diferentes escolas que participam do Pacto.

Mais informações pelo e-mail Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. ou pelo telefone (48) 9951-3163 (professora Nilcéia).

Tags: Maria Aparecida Lapa de AguiarNilcéa Lemos PelandréPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)UFSC