Reitora e novo diretor querem ver EdUFSC mais presente

07/08/2013 17:55

Professor Fábio Luiz Lopes da Silva tomou posse nesta quarta-feira na Editora da Universidade Federal de Santa Catarina. Foto: Jair Filipe Quint / Agecom / UFSC

Numa solenidade bastante prestigiada, marcada pela presença dos ex-diretores João Nilo Linhares, Salim Miguel e Alcides Buss, a reitora Roselane Neckel e o novo diretor da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC),  Fábio Luiz Lopes da Silva, bateram na mesma tecla: ampliar e aprofundar a presença da editora na vida dos campi universitários, da cidade e do estado. A posse oficial ocorreu na tarde de quarta-feira (7) na sala de reuniões da editora e contou com a presença de mais de 50 pessoas. Além de pró-reitores, diretores de centros e departamentos, compareceram servidores técnico-administrativos, professores e colegas do novo diretor. Também estiveram presentes a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco, o chefe de Gabinete Carlos Vieira e os diretores da Imprensa Universitária, Biblioteca e Departamento de Administração Escolar (DAE).

A reitora Roselane Neckel destacou a humildade e o reconhecimento político e institucional do professor Fábio Lopes. Fez questão ainda de agradecer a presença dos ex-diretores da EdUFSC e reafirmou compromisso de fortalecimento da Editora. Fez uma deferência especial à presença da professora e escritora Leonor Scliar-Cabral.

Fábio Lopes, antes de iniciar o discurso, chamou para o seu lado as chefias da equipe técnica: Paulo Roberto da Silva e Fernando Wolff. Sublinhou a qualidade e a competência dos trabalhadores que encontrou na EdUFSC. Aproveitou igualmente para homenagear e citar todos os ex-diretores. O antecessor Sérgio Medeiros justificou a ausência por motivo de viagem.

Após ressaltar o reconhecimento local, nacional e internacional do selo da editora, Fábio Lopes fez uma menção especial ao Conselho Editorial. “O catálogo de títulos da editora é muito consistente e equilibrado”, assinalou.

O novo diretor anunciou que pretende aprofundar a relação da editora com a sociedade. Foto: Jair Filipe Quint / Agecom / UFSC

Ao frisar que o seu desafio é avançar a partir do patamar alcançado, Fábio Lopes anunciou que pretende “aprofundar a relação da editora com a sociedade”. A ideia, segundo ele, é enraizar a UFSC no cenário editorial e cultural local, regional e nacional.

A cerimônia de posse contou com a presença de mais de 50 convidados. Foto: Jair Filipe Quint / Agecom / UFSC

Atendendo ao convite da reitora, o novo diretor elaborou um plano e definiu estratégias para a editora. Neste sentido, antecipou algumas propostas, como a criação de um caderno de cultura, utilização sistemática das redes sociais, ampliação da Coleção Didática, intensificação das políticas de inclusão, publicação de autores asiáticos, africanos e da América Latina e incremento da circulação das obras.

Todos os presentes foram convidados para a 17ª Feira do Livro da EdUFSC,  de 12 de  agosto a 12 de setembro, no Centro de Convivência, no Campus da Trindade.

Mais informações:
Diretor Fábio Lopes – flopes@cce.ufsc.br
(48) 3721-9408
www.editora.ufsc.br

Moacir Loth / Jornalista da Agecom /UFSC
lothmoa@gmail.com

Fotos: Jair Filipe Quint
jair.quint@ufsc.br

Veja reportagem da TV UFSC:

Tags: EdUFSCUFSC