Estudantes da UFSC participam da 10ª Maratona de Eficiência Energética

27/08/2013 10:13

Equipe UFSC de Eficiência Energética. Foto: Maria Luiza Buriham

Quatrocentos e doze quilômetros por litro de combustível. Essa é a maior marca já conquistada pela e3 – Equipe UFSC de Eficiência Energética -, projeto ligado ao UFSC Compete, e os alunos envolvidos terão, mais uma vez, a oportunidade de quebrá-la. Entre os dias 28 e 30 de agosto, a Equipe participará da X Maratona Nacional da Eficiência Energética, que será realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo. O time levará para a capital paulista dois carros: a Arara Azul, movida a gasolina, e a Arara Negra, movida a etanol.

A competição envolve universidades de todo o Brasil em busca do carro protótipo mais eficiente nas categorias carro a gasolina, a etanol e elétrico. Nas edições de 2009 e 2010 a eparticipou em caráter experimental. No primeiro ano, com um carro elétrico a equipe ficou na 15ª colocação e, no segundo ano, com um carro a combustão não realizou marca, mas ganhou destaque especial na edição de 50 anos da Revista Quatro Rodas, pela estrutura inovadora, feita de fibra de carbono.

Arara Azul. Foto: Maria Luiza Buriham

Nos últimos dois anos, em 2012 e em 2013, a equipe participou da Shell Eco Marathon Americas, em Houston (EUA), a etapa mais antiga e difundida da competição mundial de universidades em protótipos de veículos de eficiência energética.

Hoje a e3 conta com cerca de 12 membros efetivos dos cursos de Engenharia Civil, Controle e Automação, Eletrônica, Mecânica e de Produção, além dos cursos de Física e Jornalismo. O projeto é orientado pelo professor Henrique Simas, do Departamento de Engenharia Mecânica. Para projetar o carro, a e3 considera vários aspectos na busca pela eficiência como peso, distribuição da massa, aerodinâmica, pneus, rigidez estrutural e direção eficiente. Os estudantes utilizam um motor de quatro tempos com 1,7hp, geralmente utilizado em máquinas de cortar grama, modificado para se tornar mais hábil.

Arara Negra. Foto: Maria Luiza Buriham

Para a X Maratona de Eficiência Energética estão confirmadas 53 equipes de vários estados do país. Além da e3, outras oito equipes catarinenses irão participar, entre elas a EfiCEM, do Campus de Joinville da UFSC.

Novo documentário

A novidade para essa edição fica por conta da produção de um documentário. A estudante de Jornalismo, Maria Luiza Buriham, membro da equipe desde 2012, teve seu projeto aprovado no edital do Canal Futura e produzirá o documentário “Futuros Engenheiros”, com orientação do professor Antonio Brasil. A produção, a ser realizada durante o segundo semestre de 2013, terá como tema o ensino de Engenharia no país, com o foco no diferencial da formação dos estudantes que vivenciam o aprendizado por meio de projetos, como a construção de veículos mais eficientes. A estudante produzirá um documentário de 13 minutos para o Programa “Sala de Notícias”, do Futura, e uma matéria de dois minutos para o Programa “Globo Universidade”, da Rede Globo.

A proximidade de Maria Luiza Buriham com as competições de eficiência energética fez com que ela tivesse a iniciativa de abordar o empreendimento dos alunos de engenharia, o que ela chama de: “vontade de fazer acontecer”. “A tarefa em equipe de construir protótipos que buscam a eficiência automotiva, o aprendizado através de projetos, permite a aplicação dos conhecimentos teóricos, bem como a aquisição de conhecimentos em gestão, noções de responsabilidade e tolerância com o outro. O ensino apenas mecanizado e isolado pode ser colocado em cheque”, afirma a estudante.

Esse não é o primeiro documentário que a equipe participa em 2013 No início do ano, a e3 participou da produção do “The Road to Houston”, feito pela produtora britânica Darlow Smithson Production, e patrocinado pela Shell. A e3 foi umas das três equipes destacadas no documentário.

Confira o documentário em:

Texto: Guilherme Longo / Acadêmico de Jornalismo /UFSC
(48) 9134-6051

Tags: Equipe UFSC de Eficiência EnergéticaUFSC