Documentário sobre cultura afro-brasileira estreia na TV UFSC
O Brasil comporta a maior população negra no mundo fora da África. No entanto, ao longo de 500 anos de história, a população negra só é percebida e reconhecida por muitos de seus conterrâneos no carnaval. O documentário “Além do Samba, a resistência afro-brasileira”, produzido em 2006 pelo diretor César Cavalcanti, dá visibilidade à presença dos afrodescendentes através de depoimentos de populares, intelectuais e artistas, penetrando o cotidiano de 18% de uma população de aproximados 300 mil habitantes em Florianópolis. A narrativa do documentário utiliza-se da metáfora do “espelho partido”, tendo o espelho como veículo de reflexão da realidade e o martelo como instrumento de sua transformação. Apesar de invisíveis à maioria, o vídeo mostra que a comunidade negra imprime à Florianópolis uma brasilidade ainda sobrevivente. O filme será exibido no domingo, às 22h.
Um pouco antes, às 21h, assista o terceiro documentário da série “Realidade Brasileira – grandes pensadores”. Conhecido por ser o mais célebre educador brasileiro, Paulo Freire criou o método de alfabetização de adultos, que leva o seu nome. Ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político, onde o objetivo maior é conscientizar o aluno. O método foi desenvolvido nos anos 1960 no Nordeste, onde havia um grande número de trabalhadores rurais sem acesso à escola, formando um contingente de excluídos da participação social.
Com atuação e reconhecimento internacionais, Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. O educador morreu em maio de 1997 e em 2012 foi declarado patrono da educação brasileira.No documentário conhecemos o seu legado, que apresenta a educação como espaço de transformação social e ajuda não só a ler, mas também a escrever a história.
Brasileirão Série C
A Série C continua neste final de semana com transmissão de dois jogos pela TV Brasil. Na décima rodada do Grupo B, o Madureira visita o Guarani no estádio Brinco de Ouro, em partida que acontece no próximo sábado às 19h. Já a vitória do Sampaio Corrêa no último final de semana garantiu que o time maranhense se isolasse na liderança da chave, alcançando os 20 pontos em nove partidas, três a mais que Cuiabá, Santa Cruz e Luverdense, que completam o G4 – o grupo dos quatro times que avançam para a oitavas de final da competição. Na próxima rodada, o Sampaio Corrêa enfrenta o Brasiliense na Boca do Jacaré, em Taguatinga, na abertura do segundo turno da competição. O jogo acontece no domingo, às 19h.
Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.
Por Dayane Ros/Estagiária na TV UFSC