Bate-papo na Feira da EdUFSC estimula hábito da leitura

Escritor Alckmar Luiz dos Santos no bate-papo com leitores na 17ª Feira do Livro da EdUFSC. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC
“A criação literária alimenta o trabalho do professor”, confessou Alckmar Luiz dos Santos, autor do premiado Ao que a minha vida veio, durante bate-papo com leitores hoje (14/8), na 17ª Feira do Livro da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). A conversa, conduzida pelo diretor-executivo Fábio Lopes, contou coma presença da vice-reitora Lúcia Helena Pacheco. Também participaram professores, alunos e servidores técnico-administrativos. O multiartista Rodrigo de Haro, autor de Espelho dos melodramas e Foliasdo ornitorrinco (EdUFSC 2012), não compareceu por motivo de saúde.
Alckmar falou das suas principais obras na poesia, no romance e no ensaio literário. Igualmente detalhou seu processo de escrita, que ocorre de forma “planejada e sistemática”. Ele, por exemplo, reserva uma hora diariamente para escrever. Admirador da obra de Guimarães Rosa, o escritor venceu o Concurso Salim Miguel 2011 de Romance com o livro Ao que minha vida veio (EdUFSC 2011), que é ambientada em Silveiras (SP), cidade natal do autor. Trata-se de um resgate de sua história pessoal a partir da linguagem falada no interior. São histórias contadas pelo avô, familiares, vizinhos, amigos e lembranças da infância vivida na região. A obra exigiu, ainda, muita pesquisa sobre a história do Brasil, o que permitiu uma contextualização da narrativa.
A vice-reitora Lúcia Pacheco aproveitou para cumprimentar a direção da EdUFSC pela iniciativa e estimulou a comunidade universitária a conhecer e visitar a Feira que acontece no Centro de Convivência até o dia 12 de setembro, das 8h30min às 9h.
Mais informações:
(48) 3721-9408 / 3721-9686
editora@editora.ufsc.br
www.editora.ufsc.br
Diretor executivo – Fábio Lopes (flopes@cce.ufsc.br) / (48) 9933-8887.
Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC
lothmoa@gmail.com