UFSC participa da Oficina de Revisão do Programa Estudante Convênio de Graduação

23/07/2013 13:56

O secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, e a coordenadora de Programas e Convênios Internacionais, Zulmira da Silva, estiveram em Brasília representando a UFSC na Oficina de Revisão do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) nos dias 22 e 23 de julho.

Para o evento, organizado pela Assessoria Internacional do MEC e Sesu-MEC, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), foram convidadas 14 universidades brasileiras com maior número de estudantes no PEC-G.

O PEC-G completa 50 anos em 2014, nos quais 20 mil alunos de países da América Latina, África e Ásia, ingressaram em universidades brasileiras. Apesar dos problemas de adaptação dos estudantes, o índice de evasão/desistência é menor do que a média brasileira.

O Programa é baseado em acordos bilaterais firmados entre Brasil e países considerados “em desenvolvimento” e direcionado à cooperação Sul-Sul. Atualmente, há 55 países com acordos com o Brasil. O Programa não oferece bolsa, mas os alunos no Brasil podem pleitear bolsas mérito oferecidas pelo MRE e do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), oferecidas pelo MEC para estudantes com vulnerabilidade econômica.

Após cursar a graduação no Brasil, o aluno deve retornar a seu país de origem, onde receberá o diploma na Embaixada do Brasil. Depois de dois anos, podem retornar para realizar pós-graduação, neste caso com bolsa, no Programa Estudante Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG).

Estudantes de Angola, Camarões e Cabo Verde também participaram da Oficina, para incluir a visão destes na avaliação. É um programa bem sucedido, entretanto, após 50 anos de existência, muitas coisas mudaram e se faz necessária uma reformulação. Essa Oficina foi o primeiro passo e, até 2014, deveremos ter muitas novidades no Programa PEC-G.

Tags: MECOficina de RevisãoPrograma Estudante Convênio de GraduaçãoSESuSinterUFSC