Fonoaudiologia da UFSC forma primeira turma e obtém conceito 4 pelo MEC

19/07/2013 14:25

Formaturas da primeira turma de Fonoaudiologia e de Odontologia da UFSC. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

O Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) formou sua primeira turma no dia 18 de julho, em cerimônia realizada no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da Universidade. Neste mesmo dia, o curso de Odontologia também celebrou mais uma formatura.

A reitora Roselane Neckel, a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Isabela de Carlos Back Giuliano, autoridades, professores e familiares participaram do evento. Representando a Fonoaudiologia: a vice-presidente e delegada do Conselho Regional (Crefono), Josiane Borges, a chefe da Coordenadoria Especial e patrona, Maria Rita Pimenta Rolim, a coordenadora do Curso Maria Isabel D’Ávila Freitas, as professoras Ana Paula de Oliveira Santana, homenageada com o nome de turma, e Ana Maria Furkim, paraninfa.

Quatro estudantes que ingressaram no segundo semestre de 2009 colaram grau, são elas: Francine Lúcia da Silva (Oradora da Turma), Andréa da Costa Rankel (Representante das formandas), Anna Carolina Russi (Medalha de Mérito Estudantil) e Dieny Aparecida Fukuda Martins. As estudantes enfrentaram todos os desafios de uma estrutura recém-criada e alcançaram a meta estabelecida pelo Curso que é a “constituição de um profissional com formação abrangente, generalista, com amplo conhecimento em sua área”.

A Paraninfa em seu pronunciamento homenageou as “afilhadas” e destacou o pioneirismo das alunas, e finalizou citando um provérbio de Dalai Lama: “só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia se ser formar em Fonoaudiologia”.

Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

Conceito 4 MEC

Em maio deste ano, a Comissão do Ministério da Educação (MEC) avaliou o curso que obteve o conceito final 4. A graduação de Fonoaudiologia foi criada em 2009 como parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) do Governo Federal. Maria Rita Pimenta Rolim, explicou, na implantação da Clínica Escola, que “o curso tem como política as inovações pedagógicas e o combate à diminuição das desigualdades sociais no país, considerando que é o único curso da área da Saúde, na UFSC, oferecido no período noturno”.

Clínica Escola de Fonoaudiologia

A Clínica Escola foi inaugurada no dia 10 de maio deste ano e ocupa o segundo andar do Prédio II da Reitoria da UFSC. A expectativa é atender até 390 pacientes por mês em áreas como Motricidade Orofacial e 512 na de Linguagem. Atualmente, o Curso de Fonoaudiologia tem 320 alunos regularmente matriculados.

Objetivos do Curso (Fonte: http://fonoaudiologia.ufsc.br/)

O Curso de Fonoaudiologia, por suas características próprias, busca a constituição de um profissional com formação abrangente, generalista, com amplo conhecimento em sua área; que permita compreender e intervir nas diversas inter-relações existentes entre os aspectos orgânicos, funcionais, psicológicos e sociais que envolvem a comunicação humana e os mecanismos da respiração, da deglutição e do equilíbrio corporal. Teoria e prática unem-se em um currículo que tem como objetivo proporcionar aprendizado sobre a constituição do ser humano, as estruturas organizacionais, as relações sociais, o psiquismo, a linguagem e o processo de aprendizagem, necessário para entender a gênese e a evolução das alterações fonoaudiológicas.

O objetivo do curso de Fonoaudiologia é a formação de um profissional que:

  • Entenda a Fonoaudiologia e suas diversas áreas de atuação, estabelecendo a sua integração com outras áreas do saber;
  • Compreenda a gênese e o desenvolvimento do ser humano nos aspectos biopsicossociais, para realizar intervenções apropriadas aos diferentes distúrbios e às diferentes demandas sociais;
  • Conheça e reflita a respeito dos conceitos teóricos e práticas realizadas na avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios encontrados na sua área de atuação e daí busque a melhor conduta em cada caso;
  • Busque respostas articuladas e coerentes com a realidade sócio-cultural de sua comunidade através de uma formação generalista;
  • Entenda os diferentes cenários de sua profissão e conduza sua atuação clínica, comprometido com os problemas sociais;
  • Possua consciência profissional que permita reflexão e reavaliação contínua de suas atitudes terapêuticas;
  • Busque contínua formação e reciclagem que atenda às constantes transformações e desafios profissionais;
  • Seja capaz de registrar, descrever e relatar observações que irão possibilitar uma integração entre avaliação, planejamento e atendimento terapêutico;
  • Atue de forma ética construindo uma intervenção pertinente e adequada as necessidades do indivíduo.
Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC
rosiani.bion@ufsc.br

 

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