Estudante da UFSC recebe prêmio da Fundação Telefônica Vivo
Henrique Lopez Blanck, estudante do curso de Tecnologia da Informação e Comunicação e estagiário do Laboratório de Mídia e Conhecimento da UFSC, Campus de Araranguá, foi um dos 10 vencedores do concurso “Desafio Tecnologias que Transformam” lançado pela Fundação Telefônica Vivo, no Campus Party Brasil 2013. O objetivo do desafio é buscar ideias empreendedoras que utilizem tecnologia para gerar impacto social.
Henrique defendeu o projeto “Viventium.com.br” que foi desenvolvido em conjunto com a colega Gabriela da Silva Cândido também estudante da UFSC, em Araranguá. Segundo ele é um sistema que alia a tecnologia e sensores disponíveis em dispositivos móveis para dar uma estimativa de gastos calóricos com atividades físicas, e conta também com a possibilidade de se registrar todo o tipo de alimento que foi consumido ao longo do dia. Dessa forma, o estudante acredita que poderá facilitar a vida de pessoas que possuam diabetes e também as que desejam ter uma vida mais saudável, através do controle, incentivos e dicas.
O DesafioFT, como ficou conhecido, teve diversas ideias inscritas durante sua fase inicial e 30 finalistas de todo o Brasil fizeram a apresentação de seus projetos para júris especializados no dia 20 de junho, em São Paulo. As ideias vencedoras receberam uma verba-semente de R$ 10 mil e os demais finalistas terão acesso a uma plataforma de crowdfunding ( financiamento coletivo) para arrecadar recursos e realizar seus projetos.
Fonte: professor Marcio Vieira de Souza/ marciovieiradesouza@gmail.com