Sessão dupla no Cinema Mundo: “Minha Vida em Cor de Rosa” e “Tomboy”
Nesta quinta-feira, 27 de junho, o Projeto Cinema Mundo tem sessão dupla. A sessão especial será no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. Às 12h30min será exibido o filme Minha vida em cor-de-rosa (Ma vie en rose, 1997), do diretor belga Alain Berliner, com comentários posteriores de Felipe Fernandes, pós-doutor em Estudos de Gênero (PPGICH/UFSC) e Anthropologie Sociale (EHESS/Toulouse). Às 18h30min é a vez de Tomboy (Tomboy, 2011), da diretora e roteirista francesa Céline Sciamma. O debatedor será Cristiano Mello de Oliveira, doutorando em Literatura pela UFSC.
O Projeto Cinema Mundo é uma parceria entre o Curso de Cinema, a Biblioteca Universitária e o Instituto de Gêneros da UFSC. Confira a programação: http://cinemamundo.cce.ufsc.br/ou https://www.facebook.com/cinemamundo.
Sinopses dos filmes
Minha vida em cor-de-rosa retrata o drama comovente de um menino que, desde muito cedo, apresenta fortes tendências homossexuais. O protagonista, Ludovic Fabre, cresce acreditando ser uma garota em um corpo masculino e pensa que um dia se tornará uma menina de verdade. Suas idéias e atitudes incomuns vão contra os valores e costumes de sua sociedade, fazendo com que ele e toda a sua família sofram uma grande repressão.
Em Tomboy, Laure (Zoé Héran) é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne (Malonn Lévana). A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.