Projeto Libras na Creche se apresenta no NDI

Teatro do projeto Libras na Creche da UFSC sobre a língua brasileira de sinais para três turmas do NDI. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC
O projeto de pesquisa Libras na Creche, do Curso de Letras-Libras da UFSC, realizou às 9h, desta segunda-feira, 17 de junho, um teatro sobre a língua brasileira de sinais para três turmas do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC), com alunos na faixa de idade de 3 a 6 anos. A apresentação foi uma releitura da história dos três porquinhos, em que o lobo era deficiente auditivo e só se comunicava por meio da língua de sinais. “Nossa intenção é introduzir a língua de sinais e ampliar o conhecimento das crianças e professoras sobre o assunto”, explica Tarcísio de Arantes Leite, coordenador do projeto.
O grupo vem realizando trabalhos desde o ano passado, mas esse foi o primeiro teatro realizado junto aos alunos do NDI. “De maneira geral, as crianças têm boa receptividade a esse tipo de trabalho”, diz Gabriela Milan da Silva Balster, mestranda em Estudos de Tradução na UFSC e integrante do elenco da peça. O teatro também contou com a participação de três deficientes auditivos e duas bolsistas do curso de Artes Cênicas da UFSC. Aline Aparecida Fedrigo e Pâmela Maroto, da 3ª fase, contribuíram com os ensaios, diálogos e o cenário da peça. “No início as crianças menores ficavam um pouco assustadas, mas agora estão se acostumando com a gente e já nos chamam pelos nomes dos personagens”, conta Pâmela.

Alunos de Música e Artes Cênicas da Udesc fez uma apresentação teatral no NDI para todas as turmas. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC
Na última sexta-feira, 14 de junho, outro grupo de estágios dos cursos de Música e Artes Cênicas da Udesc encerrou seus trabalhos no NDI com uma apresentação teatral para todas as turmas do núcleo. “Nós realizamos uma troca: o NDI oferece a oportunidade de esses grupos realizarem trabalhos aqui e, em compensação, aumentamos o repertório cultural das crianças”, explica Rose Elaine de Liz Waltrick, coordenadora pedagógica de pesquisa e extensão do NDI. Ao todo, são cinco projetos de estágios dos cursos de Música e Artes Cênicas da Udesc, e Pedagogia e Educação Física da UFSC. Além disso, o NDI também conta com bolsistas de permanência dos cursos de Artes Cênicas, Design, Enfermagem, Nutrição, Pedagogia e Fonoaudiologia. “Pretendemos levar alguns desses grupos para a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão este ano”, diz Vânia Maria Broering, técnica-administrativa em Educação e Arte.
Mais informações: Coordenação Pedagógica NDI: (48) 3721-2322
Beatriz Nedel Mendes de Aguiar/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
beatriznedel@gmail.com