Filme catarinense “1º Assalto ao trem pagador” estreia na TV UFSC
Um docudrama. Este é o formato escolhido pelo cineasta Ernoy Mattiello para recriar o cenário do primeiro atentado contra um trem pagador na América Latina, mais precisamente na Região do Contestado, onde mais tarde se originaria o município de Pinheiro Preto. Entre divergências dos contos populares e a oficialização dos fatos, o filme conta que no dia 24 de outubro de 1909, um ex-combatente da Revolução Federalista, então empreiteiro e construtor da Ferrovia do Contestado, entraria para a história como executor do primeiro assalto. A audácia de José Antônio de Oliveira, conhecido como Zeca Vaccariano, rendeu-lhe a fama de precursor dos assaltos a trens pagadores. Uma verdadeira fábula que sai do esquecimento para ganhar vida em um documentário brasileiro na programação da TV UFSC. A obra vai ao ar neste domingo, dia 30 de junho, às 21h10min.
Assista neste sábado “Ilha de Bambas – Três redutos do samba em Florianópolis”, documentário de Hermano Buss que visita o Bar Canto do Noel, na região central da cidade; o Bar do Tião, no bairro Monte Verde, e o Rancho do Neco, na Ponta do Sambaqui. O trabalho mostra a chegada do samba trazido pelos marinheiros do Rio de Janeiro, designados para trabalhar na marinha mercante da então desconhecida Ilha de Santa Catarina. Entrevistas com sambistas, compositores nativos e depoimentos de historiadores como Joel Rufino dos Santos podem ser vistos no programa “Primeiro Plano” às 20 horas.
E começamos a sexta-feira com um clássico da literatura de 1862. O filme “Os Miseráveis”, baseado na obra do escritor francês Victor Hugo, foi adaptado diversas vezes para o cinema e chega na programação da TV UFSC em uma versão de 1935, do cineasta Richard Boleslawski.
Na história, o protagonista Jean Valjean é condenado a trabalhos forçados por roubar um pedaço de pão. Após 20 anos nas galés, sai em liberdade condicional e torna-se um respeitável prefeito de uma pobre cidade, mas caçado por um obcecado policial que não acredita na sua transformação. Com base na epígrafe do livro, enquanto os três problemas do século – a degradação do homem pelo proletariado, a prostituição da mulher pela fome e a atrofia da criança pela ignorância – não forem resolvidos; enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, obras como esta não serão inúteis de serem assistidas. O programa vai ao ar às 19 horas.
Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.
Dayane Ros/Estagiária de Jornalismo/TV UFSC