Estudantes da UFSC contam suas experiências em concurso na França

25/06/2013 18:37

Equipe CITHAERIAS – Sabrina Kalise Heinen. Foto: site do evento.

Os alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sabrina Kalise Heinen e Marcel Vechi, que participaram do concurso “Le Defis Du Bois 2013” na França, no período de 30 de maio a 6 de junho, agradeceram a oportunidade à Universidade e especialmente ao Departamento de Engenharia Civil, ao Grupo Interdisciplinar de Estudos da Madeira (Giem) e à Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc), à professora Poliana Moraes, que organizou o processo seletivo e manteve contato com os franceses para auxiliá-los, e à professora Ângela do Valle, ambas do Giem.

A estudante Sabrina deu seu depoimento à Agecom sobre o evento – “Participar do concurso foi acima de tudo muito legal. Aprendemos muito, não só sobre madeira, mas sobre engenharia também. Pusemos em prática conhecimentos de sala, colocamos a mão na massa, ajudamos a projetar e construir uma estrutura em uma semana. E ficou linda. Além disso, conhecemos gente de todos os lugares. Lidamos, mesmo que por uma semana, com várias culturas e pensamentos. Fizemos amigos, conhecemos um novo lugar […] no início deu um medo, um frio na barriga, mas depois tudo se acertou, vimos como éramos sortudos de estar lá. Foi muito gratificante. Hoje me sinto realmente orgulhosa de ter estado lá, de ter feito parte de tudo aquilo, do quanto eu ajudei e aprendi. Eu iria de novo!”.

Os alunos ainda disseram que tiveram alguns desafios, como a língua, pois com a participação de estudantes de vários países, nem todos falavam em inglês. Os professores, por exemplo, passavam as informações em francês, sendo assim, alguém tinha que traduzir. Outro desafio foi a própria construção dos píers rizomáticos, pois tiveram que trabalhar com serras elétrica circular, manual e fixa, furadeira, parafusadeira, martelo, entre outros aparelhos que eles nunca haviam tido contato.

Equipe LE HÊTRE ET LE ROSEAU – Marcel Vechi. Foto: site do evento

Os brasileiros ficaram em equipes separadas, cada grupo era formado por cinco estudantes de diferentes países. Segundo Sabrina e Marcel, o fato dos trabalhos serem sempre feitos em equipe, poderia ser um desafio, mas não foi o caso, todos os participantes foram educados e receptivos, os ajudavam tirando dúvidas e os ensinavam a manusear os equipamentos.

Todos os grupos selecionados foram premiados. A equipe da Sabrina ganhou o Prêmio de Coerência (Prix de la Cohérence), significando que seguiram bem os requisitos, usaram as seções corretas nas peças e não desperdiçaram materiais. Já a equipe do Marcel ganhou o Prêmio de Estabilidade (Prix de la Stabilité). Eles julgam serem dois bons prêmios de engenharia.

Sabrina Heinen e Marcel Vechi disseram também que a UFSC deve investir cada vez mais nesse concurso, e tendo a oportunidade, não deverá mandar apenas estudantes de Engenharia Civil, mas também de outros cursos como o de Arquitetura e Urbanismo.

Mais informações: http://ctc.paginas.ufsc.br/2013/06/11/alunos-da-ufsc-ganham-vencem-concurso-le-defis-du-bois-emepinal-franca/.

Site do Concurso Les Défis Du Bois: http://www.defisbois.fr/Site_2013/Bienvenue.html

Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC
anairasmsarmento@gmail.com

Foto destaque: site do Les Défis Du Bois.

Tags: Engenharia CivilGrupo Interdisciplinar de Estudos da MadeiraLe Defis Du Bois 2013Marcel VechiSabrina Kalise HeinenUFSC