UFSC sedia seminário sobre educação na fronteira

08/05/2013 16:20

Nos dias 16 e 17 de maio será realizado o III Seminário do Observatório da Educação na Fronteira (OBEDF), evento que marca o encerramento do projeto. O objetivo é apresentar os avanços realizados e debater ações para implementar a educação bilíngue no contexto das fronteiras. A programação será no Auditório Elke Hering da Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina e é aberta ao público interessado.

Com início de suas atividades no ano de 2011, o projeto teve como objetivo ampliar a observação sobre as fronteiras e processos educativos peculiares a estas regiões. Caracterizadas pelo intenso contato de línguas e trocas interculturais as fronteiras demandam ainda, políticas educacionais que contemplem sua pluralidade linguística e cultural.

Na programação do evento estão mesas-redondas, apresentação de filmes e relatos de experiências. Ao final, os organizadores pretendem formular um documento sobre as ações necessárias para o fomento da educação bilíngue, que será enviado aos órgãos competentes. Confira a programação completa.

Sobre o OBEDF – O Observatório da Educação na Fronteira (OBEDF) é um projeto criado e implantado para promover pesquisas sobre o Ensino Fundamental em contextos plurilíngues e multiculturais como o da fronteira e a qualificação de seu corpo docente. Entre as instituições participantes estão a UFSC, a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) e escolas do Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

Serviço

III Seminário do Observatório da Educação na Fronteira
O quê: III Seminário do Observatório da Educação na Fronteira
Data:15 a 18 de maio de 2013
Local: Auditório Elke Hering – Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Mais informações: coordenadora geral, professora Rosângela Morello – obedf2010@gmail.com

Site do projeto: http://obedf2010.blogspot.com.br

Tags: OBEDFObservatório da Educação na FronteiraUFSC