UFSC promove Dia de Angola nesta quinta

09/05/2013 10:10

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta quinta, 9 de maio, o Dia de Angola, às 14h, na Sala dos Conselhos, no Prédio da Reitoria. O evento será aberto à comunidade.

O embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme, fará a palestra “Angola: Oportunidades de Negócios e de Investimentos – A Participação do Brasil”. Representando a UFSC estarão presentes a reitoria Roselane Neckel e o secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho; e o Governo de Santa Catarina, o secretário-executivo de Assuntos Internacionais, Filipe Mello.

A cooperação científica e cultural entre a UFSC e instituições de ensino angolanas ainda é incipiente. Mudar essa realidade é uma das prioridades da gestão e, para isso, a Universidade enviou recentemente à Angola uma missão oficial, composta por quatro professores, com o intuito de ampliar as relações entre os países.

A Sinter também programou para essa tarde apresentações de projetos da UFSC relacionados à Angola e à África, além de relatos de estudantes angolanos na Universidade e de pessoas que vivenciaram experiências naquele País. Acyr Ávila da Luz, um dos primeiros geólogos brasileiros, participará do Dia de Angola. Ele tem 92 anos, catarinense, nascido em Palhoça e considera Angola sua segunda pátria. Durante quase seis anos, na década de 1980, foi gerente-geral da Braspetro e lecionou no Departamento de Geologia da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Luz fala de Angola com muita paixão e promete contar um pouco de suas experiências.

Luz graduou-se em Engenharia de Minas, Metalurgia e Civil, na Escola de Minas de Ouro Preto, fez mestrado em Geologia na Universidade de Stanford, na Califórnia, e presidiu por três períodos a Sociedade Brasileira de Geologia. Além de lecionar em Angola, ele atuou como docente na Universidade Federal da Bahia. Exerceu sua atividade profissional como engenheiro do Conselho Nacional do Petróleo, da Petrobras, diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e também como gerente-geral da Braspetro (Angola).

Angola

Angola é o país do continente africano que mais se aproxima do Brasil, não apenas por ser uma nação de língua portuguesa, mas também devido aos seus aspectos geográficos, históricos, culturais e étnicos. Além dessa proximidade, Angola desperta a nossa atenção pelo desenvolvimento acelerado em que se encontra, alavancado por riquezas como petróleo, diamantes e pescado, bem como pela fase de paz e estabilidade política que o país vivencia desde 2002.

Clique aqui e confira a programação do evento.

Mais informações: sinter@contato.ufsc.br

Tags: Dia de AngolaSinterUFSC