TV UFSC prepara programação especial para feriado
A Antropóloga, filme de de Zeca Nunes Pires, vai ser exibido pela primeira vez na íntegra num canal de televisão. A exibição será neste domingo (2/5) às 22h05min, na TV UFSC (canal 15 da NET Florianópolis e canal digital aberto 63.1 para a Grande Florianópolis).
A obra, rodada em Florianópolis e lançada em abril de 2011, ficou entre os 15 finalistas brasileiros para representar o país na disputa por uma vaga entre os indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012. Protagonizado por Larissa Bracher e com grande elenco e equipe local, o filme ficou 110 dias em cartaz na cidade de Florianópolis. A exibição do longa faz parte da programação especial nesse feriado prolongado.
Outro destaque do domingo, 2 de maio, às 22h, será a estreia do Canal Memória. Com aproximadamente 3 minutos de duração, o Canal Memória é produzido pela TV UFSC para possibilitar a reflexão de momentos importantes, com ênfase para a história de Santa Catarina. O programa de estreia é sobre o Grupo Engenho. A banda constituída por estudantes da UFSC é até hoje um dos grupos musicais de maior sucesso no Estado. Outros programas estão prontos para estrear no Canal Memória, como: o incêndio da Assembleia Legislativa de SC em 1956; a construção da ponte Hercílio Luz; a criação da UFSC; o Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú; o fotógrafo da ilha, Waldemar Anacleto; o processo de criação literária do escritor Salim Miguel e muitos outros temas e personagens interessantes da nossa história. Canal Memória é dirigido por Zeca Nunes Pires, editado pelos estudantes de cinema da UFSC, Anderson Brito e Jeffersson Moreira.

Imagens do vídeo de Jaime Arôxa
Na quinta-feira, 30 de maio, às 20h, será exibido o vídeo “Jaime Arôxa: Entre Passos e Palcos”, que conta a história do bailarino, coreógrafo e professor, considerado um dos maiores nomes da dança no Brasil. No vídeo, Jaime Arôxa mostra seus métodos de ensino, que mudaram o jeito de dar aulas no país, e também como conheceu o mundo da dança aos 15 anos. Nasceu em Recife e depois se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou a desenvolver seu estilo, fazendo aulas com Maria Antonietta. O trabalho de conclusão de curso foi feito em 2007, por Tatiana Leme e Daniel Augustin.
Na noite de sexta-feira, 31, o programa “Sessão Cinema” traz um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, Charles Chaplin. Em “Tempos Modernos”, interpreta seu famoso personagem que tenta sobreviver em meio ao mundo industrializado. Na história, um operário fica louco com o ritmo intenso do trabalho braçal. Demitido, acaba parando em um hospital e, quando sai, é confundido durante um protesto comunista e acaba preso. Em meio a toda essa confusão, ele ainda arruma tempo para ajudar uma jovem órfã. O filme começa às 19h.
A exibição da “Série C do Brasileirão” começa neste sábado (01/06), com transmissão da TV Brasil. A emissora vai exibir o confronto entre Mogi Mirim e Duque de Caxias. A partida está marcada para 19h, mas a partir das 18h30min já será possível acompanhar ao vivo a movimentação dos bastidores. No domingo, a TV Brasil estará novamente acompanhando a Série C. Será transmitida a partida entre Sampaio Corrêa e Brasiliense, também a partir de 18h30min. Para completar a programação esportiva, a série “Memória do Esporte Olímpico Brasileiro” estreia dois documentários sobre as dificuldades e desafios dos atletas José Telles da Conceição e Adhemar Ferreira da Silva. Domingo, dia 02, a partir das 21h.
Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital na região da Grande Florianópolis. A programação completa pode ser conferida nos site www.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.
Dayane Ros/Estagiária de Jornalismo/TV UFSC
Imagens do vídeo de Jaime Arôxa e do filme “A Antropóloga”, de Zeca Pires