SOS Desaparecidos: interessados em participar do programa têm até 13 de maio
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) prorroga o prazo até o dia 13 de maio (segunda) para o levantamento dos interessados em contribuir para o Programa SOS Desaparecidos, da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC).
As pró-reitorias de Pesquisa (Propesq), de Pós-Graduação (Propg) e de Extensão (Proex) disponibilizam um documento explicativo para realizar o mapeamento de áreas de interesse/capacidade da Universidade. Interessados devem enviar e-mail para propesq@contato.ufsc.br (colocar no assunto da mensagem: SOS Desaparecidos).
Todos os anos são registrados cerca de 3 mil desaparecimentos em Santa Catarina. No Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), verificou-se 18.773 casos no Estado no período entre janeiro de 2005 a outubro de 2011. Em 42%, as vítimas eram crianças ou adolescentes. No intuito de reduzir esses números, a PMSC lançou em outubro de 2012 o Programa SOS Desaparecidos.
A PMSC acredita no pioneirismo da UFSC no auxilio a esse problema social e sugeriu áreas nas quais a Universidade poderia atuar: banco de dados, testes de DNA, atendimento psicossocial das famílias vitimadas, divulgação dos desaparecidos na TV UFSC e em mídias sociais, estudos do problema, envelhecimento digital, estratégia de marketing, documentários, reconhecimento facial, identificação neonatal, entre outras ações.
Mais informações: (48) 3721-9846
Fernanda Struecker/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
fe.struecker@gmail.com