Laboratório da UFSC finaliza estudos para implementação de trens regionais

03/05/2013 17:06

Foto: LabTrans

O Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da UFSC finalizou os dois primeiros estudos de viabilidade, encomendados pelo Ministério dos Transportes, para a implementação de trens regionais. Uma das linhas liga Londrina a Maringá, no Estado do Paraná, e outra, Caxias do Sul a Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Os estudos do trecho que liga Pelotas a Rio Grande, também no RS ainda então em andamento. Os estudos do LabTrans se baseam na viabilidade técnica, econômica, financeira, social e ambiental do Sistema de Transporte Ferroviário nos trechos e tem como coordenador da equipe, Rodolfo Carlos Nicolazzi Philippi

As pesquisas do trecho que liga Londrina a Maringá apontaram que a região possui viabilidade para a inserção do projeto. O “Trem Pé Vermelho” percorrerá um trecho de 122 quilômetros que abrangerá 13 municípios do Norte Central Paraense. As cidades da região, no entanto, sofrem com um antigo problema: o transporte de cargas feito por trens ferroviário que cruzam as áreas urbanas dos municípios. Uma sugestão seria criar uma linha alternativa que afastaria os vagões de cargas dos lugares mais utilizados por pedestres, bicicletas e motocicletas.

Foto: labtrans

O trem regional que deverá ser implantado no trecho que liga Caxias do Sul a Bento Gonçalves aponta alguns empecilhos de viabilidade. Para fazer um trajeto completo (seguindo o traçado histórico, passando pelas cinco cidades: Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa) o trajeto do trem (cerca de 2 horas) seria muito maior em relação ao trajeto realizado por ônibus e ainda maior em relação ao realizado por automóveis.

Além disso, reestabelecer os trilhos antigos seria inviável por causa do terreno acidentado e das curvas fechadas. A solução proposta pelo Laboratório seria a de criar uma linha direta entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves e que atenderá também o município de Farroupilha. De lá, dois trechos diferentes partirão para Carlos Barbosa e Garibaldi.

Informações: (48) 3721-2107 / contato@labtrans.ufsc.br

 

Vitória Greve/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
vitoriagreve08@gmail.com

Tags: Ferroviasimplementação de trens regionaisLabTransRodolfo Carlos Nicolazzi PhilippiTrem Pé Vermelho