Professores e estudantes da UFSC lançam livro online sobre literatura infantil e juvenil

23/04/2013 16:02

Equipe do livro “Literatura Infantil e Juvenil Produzida em Santa Catarina” durante o lançamento no dia 18 de abril. Foto: divulgação

Professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançaram no dia 18 de abril, durante o encerramento da Semana Municipal do Livro Infantil de Florianópolis, o livro online “Literatura Infantil e Juvenil Produzida em Santa Catarina”. Participaram da produção bolsistas de projeto de Extensão, Iniciação Científica, integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia, acadêmicos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação e pesquisadores de outras instituições.

O objetivo inicial da publicação era construir um dicionário, com verbetes ligados a autores catarinenses. Mas durante as pesquisas, o projeto foi ampliado e transformado em um mapeamento da literatura infantil e juvenil produzida no estado, com a apresentação de seus escritores e títulos. O formato de livro online foi escolhido para que possa ser alimentado anualmente. Para 2014, já está prevista uma atualização com biografias de tradutores e ilustradores.

A seleção dos escritores levou em conta aqueles que nasceram em Santa Catarina, como Juarez Machado, que hoje vive fora do país, e aqueles que escolheram o estado para sua permanência, como Marta Martins, nascida em São Paulo. As pesquisas foram feitas a partir de dicionário crítico, livros de referência, blogs, sites, e, muitas vezes, dos próprios autores. A obra é organizada por Eliane Debus, Simone Cintra e Maria Laura Spengler, e tem apoio da UFSC e do CNPq.

Para acessar o livro, clique aqui.

 

Fernanda Costa/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

fernandarvcosta@gmail.com

Tags: literatura infantil e juvenilPet PedagogiaPós-Graduação em EducaçãoUFSC