Joias encontradas por servidora da UFSC são devolvidas à Receita Federal

UFSC recebe Receita Federal para devolução de joias encontradas por servidora. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu a Receita Federal, nesta segunda-feira (22/4), na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria, para entregar a caixa de joias extraviada que chegou ao Laboratório Multiusuário de Estudos em Biologia (Lameb) do Curso de Ciências Biológicas (CCB), juntamente com a mercadoria aguardada para montagem do equipamento Chemidoc – Sistema de foto documentação de imagens que analisa géis e membranas para quantificação de materiais e ácidos nucléicos –, fornecido pela empresa Bio-Rad.
Além da devolução das joias, foi feita uma homenagem à biomédica do Lameb, Bibiana Sgorla de Almeida, em agradecimento a sua honestidade. Bibiana informou a seus supervisores e as devidas providências foram tomadas para que a caixa fosse encaminhada ao seu verdadeiro destinatário.
Na ocasião estiveram presentes a vice-reitora, Lúcia Helena Pacheco, a assessora de imprensa da Reitoria, Tattiana Teixeira, o pró-reitor de Administração, Antonio Carlos Montezuma Brito, a pró-reitora adjunta de Administração, Lúcia Maria Loch Góes, a coordenadora da Gestão de Importação e Exportação, Margareth Dutra, e dois representantes da Receita Federal, Gilberto Tragancin e Edmir Paes e Lima.
Embora a mercadoria tenha sido entregue ao Laboratório no dia 26 de dezembro de 2012, ela só pôde ser aberta há aproximadamente 15 dias, no dia 11 de abril, após a data agendada para o treinamento da montagem do equipamento. Entre os seis volumes recebidos, um deles não continha as respectivas peças desejadas, mas sim, 17 pacotes com joias, feitas de ouro branco, prata, pérolas entre outros.
O valor estimado da carga é de 95 mil dólares, equivalente a quase três vezes o valor do equipamento importado comprado pela Universidade. Essa mercadoria que iria de Nova Iorque para o México foi extraviada em Miami, depois de um erro de expedição cometido pela transportadora .
Informações: Margareth Dutra (Proad) – (48) 3721-2874.
Gilberto Tragancin (Receita Federal): (48) 3229-1300.
Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo/ Agecom/ UFSC
anairasmsarmento@gmail.com
Fotos: Henrique Almeida/ Agecom – henrique.almeida@ufsc.com.
Assista a matéria produzida pela TV UFSC: