Seminário na UFSC debate expansão urbana em Santa Catarina

No seminário discutiu-se a trajetória recente do desenvolvimento e expansão da urbanização no estado de Santa Catarina. Foto: Necat/UFSC
O seminário “Expansão Urbana em Santa Catarina” ocorreu no dia 26 de março, no Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC e discutiu-se a trajetória recente do desenvolvimento e expansão da urbanização no estado de Santa Catarina que, com sua grande diversidade territorial e social, vem enfrentando um adensamento cada vez maior de sua população e da construção civil na região litorânea, em especial nas regiões da Grande Florianópolis e Itajaí – Balneário Camboriú.
O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat), do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade, o que revela a importância de um núcleo de estudos enquanto espaço organizador e articulador dos debates acadêmicos para além das salas de aula.
Este fenômeno de urbanização e conurbação crescente da faixa litorânea coloca um conjunto de desafios para as políticas públicas, em especial para se pensar as estratégias de planejamento urbano. Neste caso, destacam-se algumas políticas, particularmente, as de mobilidade urbana, de habitação e saneamento e as políticas de emprego e renda.
Especificamente em relação às estratégias da política habitacional, destacou-se os erros de se reproduzir projetos de habitações baseados em experiências de trajetórias de décadas passadas que previam a construção de conjuntos concentrados de casas e apartamentos, dispersos e isolados da dinâmica das cidades onde se localizam.
Fonte: http://necat.ufsc.br/