Estudantes da UFSC premiados com viagem ao Vale do Silício
No dia 23 de fevereiro, os cinco vencedores do 5º Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários, promovido pelo SEBRAE/SC, viajaram até o Vale do Silício, EUA. Entre os ganhadores do prêmio estavam os alunos da UFSC Célito Pescador Mezzari, do curso de Agronomia do campus Florianópolis, e Fernando Emilio Puntel, do curso de Tecnologias da Informação e Comunicação do campus Araranguá. Durante os oito dias de viagem os estudantes visitaram instituições, universidades e grandes empresas, como Google, Yahoo!,Linkedin, Twitter e Facebook. Os alunos também puderam trocar experiências com brasileiros que trabalham no Vale do Silício. Além dos cinco estudantes, ganharam a viagem os dois professores mais requisitados para orientar os trabalhos inscritos no concurso.
A viagem ao Vale do Silício é o prêmio do Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários. Em 2012, na sua 5ª edição, o tema do concurso foi “Liberte o empreendedor em você”. Ao todo foram 4.641 inscrições de alunos que disputavam o primeiro lugar em uma das cinco categorias: serviços, comércio, indústria, agronegócio e negócios digitais. O objetivo do concurso é estimular a cultura do empreendedorismo, promover a prática do planejamento empresarial no ambiente acadêmico e despertar o interesse dos jovens universitários no planejamento de negócios.
Célito Pescador Mezzari é estudante de graduação em Agronomia na UFSC e ficou com o primeiro lugar na categoria Agronegócios. Seu projeto é a “Arrozeira Riso”, uma empresa de produção e comercialização de sementes de arroz. A ideia do projeto, que teve a orientação da professora Rosete Pescador, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrparias, é produzir sementes de arroz de alta qualidade, possibilitando aos agricultores aumentarem suas margens de lucro. Em entrevista à Agência Sebrae de Notícias, CélitoMezzari disse que voltou da viagem muito empolgado: “Quero contribuir para melhorar a vida das pessoas, principalmente dos agricultores, facilitando o trabalho no campo”, contou o estudante da UFSC.
Fernando Emilio Puntel, que estuda Tecnologias da Informação e Comunicação, orientando pelo professor Anderson Luiz Fernandes Perez, do campus de Araranguá, foi o vencedor na categoria Negócios Digitais. O prêmio veio com o projeto de criação da empresa BR-RoBotics, que envolve a área da educação, do entretenimento e a empresarial. A ideia é desenvolver kits de robótica que contenham manuais, para que pessoas leigas no assunto possam desenvolver seus próprios projetos. A empresa ainda conta com um portal onde os usuários podem tirar dúvidas e trocar experiências. Para Fernando Puntel, a viagem foi um experiência única. O estudante conta que voltou “com uma vontade cada vez maior de fazer um país melhor e poder colocar sua empresa em prática”.
Fernanda Struecker/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
fe.struecker@gmail.com
Mais informações sobre a viagem no vídeo do SEBRAE/SC: