Lançado edital que estabelece critérios para ocupação dos espaços culturais da UFSC

18/02/2013 14:29

A Secretaria de Cultura (Secult) da UFSC lançou no dia 1º de fevereiro, na Sala Goiabeira, do Centro de Cultura e Eventos, o Edital Espaço Vivo 2013 que trata da ocupação dos espaços públicos que estão sob a responsabilidade da Secretaria. O Edital nº 01/2013 define os critérios para a seleção de propostas nas áreas acadêmica, científica, cultural, educacional, religiosa e artística a serem realizadas entre 15 de abril e 20 de dezembro de 2013. Inscrições até 17 de março.

Veja o edital completo: EDITAL 01-2013 ESPAÇO VIVO (1).

Lançamento do Edital Espaço Vivo 2013 – foto Henrique Almeida/Agecom

Paulo Berton, secretário de Cultura, falou que o lançamento do Edital era uma grande conquista desta gestão, já que previa a licitação para as atividades que possam ser propostas pelo público externo, possibilitando uma ocupação mais democrática, transparente e decidida não por uma pessoa, mas por uma comissão formada por cinco pessoas.  Esta comissão vai deliberar que irá ocupar estes espaços que foram determinados a partir do estudo da ocupação de eventos: O Auditório Garapuvu, as salas flexíveis do Centro de Cultura e Eventos, como a própria Goiabeira, o Teatro da UFSC, o auditório da Reitoria, o Templo Ecumênico e as Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

Foram analisadas previamente as ocupações por eventos institucionais como as formaturas agendadas, congressos, simpósios, entre outros e , quando estes espaços se encontram disponíveis a comunidade externa poderá ocupá-los, seguindo as regras do Edital, contribuindo para a fermentação cultural da cidade. Este Edital não prevê pagamento de taxas – que serão objeto de outra matéria jurídica – ele determina a forma de ocupação dos espaços.

Berton salientou que o Edital é resultado de um trabalho de três meses em que a equipe, com ajuda do procurador da UFSC, foi polindo como se fosse uma escultura. Mas esta é a primeira edição. A equipe está aberta a contribuições e críticas e, certamente, no próximo ano o Edital passará por modificações para torná-lo melhor.

A vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco falou a seguir dizendo que o lançamento do Edital era realmente uma grande conquista, pois quando a administração se deu conta da forma como os espaços vinham sendo utilizados, várias irregularidades foram detectadas. O Edital além de saná-las, possibilita adequação à legislação, terminando com a informalidade que, geralmente, causa irregularidades neste tipo de atividade. Lúcia disse que é grande a alegria de poder disponibilizar novamente estes espaços para a comunidade, especialmente o Auditório Garapuvu, tão importante para a vida cultural de Florianópolis.

A reitora Roselane Neckel falou sobre o desafio de suspender as atividades que vinham sendo realizadas nesses espaços culturais, mas que, como todas as questões desta gestão, era preciso estar amparado juridicamente, porque o uso público precisa estar claro e transparente.

Administrar o público requer, disse a reitora, o marco da regularização administrativa. Falou sobre a felicidade de disponibilizar novamente os espaços para a comunidade externa e também de propiciar à comunidade interna mais oportunidades de participar de eventos culturais. Ressaltou  que, como todas as metas cumpridas na gestão, esta também era resultado do esforço dos colaboradores, era uma construção coletiva.

Alita Diana/Jornalista da Agecom/UFSC
alita.diana@ufsc.br 

Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Universidade Já – Edital Espaço Vivo

Tags: edital Espaço Vivo 2013Paulo BertonSecultUFSC