UFSC participa novamente do Projeto Rondon

15/01/2013 14:10

A UFSC inicia na segunda-feira, 21de janeiro, a participação no Projeto Rondon – Operação São Francisco, no município de Pão de Açúcar, Alagoas. A operação terá a duração de 17 dias e vai contar com oito estudantes da UFSC e mais dois professores orientadores, todos voluntários no projeto.

 Essa é a 19ª operação que a universidade participa do Projeto Rondon desde a restruturação em 2005*. O objetivo é integrar os estudantes para buscar soluções, promover o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e melhorar o bem estar da população. Mas na visão do coordenador da equipe da UFSC, Edmilson Klen, professor do Departamento de Expressão Gráfica/CCE, o foco do projeto é o crescimento do aluno. Em sua 4ª participação, o professor ressalta a nova visão social que os alunos adquirem ao passar pelo Rondon. “Os estudantes saem da zona de conforto e com isso tornam-se melhores profissionais e líderes no futuro. Quando eles puderem, certamente vão melhorar outras partes do Brasil”.

 *O Projeto Rondon foi criado em 1967, mas apenas em 2005 entrou formalmente nos programas governamentais. Desde então, mais de 12.000 voluntários foram enviados para cerca de 800 municípios.

Nessa etapa do projeto, a Operação São Francisco vai atender 20 municípios, com a participação de 400 voluntários e 40 instituições de Ensino Superior envolvidas.  Entre eles, está a aluna do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC Mariane Comelli dos Santos. Para ela, o projeto é uma oportunidade de utilizar os conhecimentos obtidos para trazer benefícios a população. “Penso que o Projeto Rondon é uma forma de retribuição por tudo aquilo que é investido na gente. É importante que nós não nos esqueçamos que não iremos apenas oferecer algo a cada comunidade, mas que recebemos muitas coisas dela também”, pontua.

As atividades são separadas em duas áreas:“A” que engloba cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde e a área “B” voltada para comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção. Nesta edição o grupo da UFSC vai desenvolver atividades voltadas para a área “A”. As regiões de atuação do projeto são escolhidas de acordo com o índice de pobreza e exclusão social, além de locais isolados do país que necessitam de maior aporte de bens e serviços.

As operações são realizadas em janeiro e julho de cada ano, para aproveitar o período de férias escolares. Os editais são divulgados nos meses de março e agosto através do site www.defesa.gov.br/projetorondon. A Participação é aberta a todos os cursos da UFSC. Nesta edição, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) apresentou o maior número de voluntários, com metade das vagas ocupadas.

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa com o apoio das Forças Armadas, que fornecem suporte logístico e a segurança necessários às operações. Os Governos Estaduais, Prefeituras Municipais, e empresas socialmente responsáveis também colaboram com as operações.

Os requisitos para se candidatar a uma vaga são:

  • Ser aluno de graduação da UFSC e estar cursando a partir da quinta fase,
  • Ter ótimo currículo (histórico, IAA, estágios, monitorias etc.),
  • Ter disponibilidade de horário para elaborar e realizar o projeto,
  • Ter boa saúde, ser uma pessoa participativa e ter espírito aventureiro.

Participações da UFSC:

2012
Operação Pai Francisco – Olinda Nova do Maranhão – Maranhão

2011
Operação Rio dos Siris – Ilha das Flores – Sergipe
Operação Seridó – Florânia – Rio Grande do Norte
Operação Zabelê – Picos – Piauí

2010
Operação Mamoré – Vale do Anari – Rondônia
Operação Catirina – Igarapé do Meio – Maranhão
Operação Centro-Nordeste – Ichu – Bahia

2009
Operação Nordeste-Sul – Restinga Seca – Rio Grande do Sul
Operação Centro-Norte – Monte Alegre – Pará

2008
Operação Inverno 2008 – Tomar do Geru – Sergipe
Operação do Xingu – Uruará – Pará
Operação Grão-Pará – São Caetano de Odivelas – Pará
Operação Grão-Pará – Joaquim Pires – Piauí

2007
Operação Centenário da Comissão Rondon – Vitória do Jari – Amapá
Operação Amazônia Oriental – João Lisboa – Pará

2006
Operação Amazônia 2006 – São Gabriel da Cachoeira – Amazonas

2005
Operação Amazonas 2005 – São Gabriel da Cachoeira – Amazonas

Mais informações sobre o projeto através do site  http://propesq.ufsc.br/extensao/projeto-rondon-2/

Manuela Lenzi/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
lenzimanu@gmail.com

 

Tags: 19ª operaçãoProjeto RondonUFSC