Associação de pesquisadores brasileiros na França tem nova diretoria e novos planos
Desde o dia 1º de janeiro, a Associação dos Pesquisadores Brasileiros (APEB) na França tem uma nova representação para levar adiante o trabalho de promover o pensamento e a pesquisa realizada por brasileiros em um dos países que mais atrai estudantes no mundo. A nova diretoria foi eleita em votação eletrônica no dia 18 de dezembro com o propósito de trabalhar em torno de dois eixos: garantir a continuidade das atividades acadêmicas e culturais da entidade que já se constituem como importantes espaços de diálogo intelectual e criar outras possibilidades de aproximação entre os pesquisadores brasileiros na França e estrangeiros que pesquisam temas relacionados ao Brasil. Presidida pelo sociólogo Vinícius Kauê Ferreira (UFSC) e integrante da Associação Brasileira de Antropologia, que substitui a doutoranda em história Letícia Leite, a diretoria responderá por essa missão até dezembro de 2013.
Integrada pelas pesquisadoras Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz, no cargo de vice-presidente; Ana Paula Luna Salles, diretora financeira; Raquel Wandelli (UFSC/Capes), diretora institucional; Jaqueline Nikiforos, diretora cultural; Marina Silveira Melo, diretora científica, com a colaboração de Claudia Generoso, a nova equipe já discutiu suas ações e propostas de temas de eventos A principal, dentro do primeiro eixo, é a realização quinzenal do Ciclo APEB, evento já tradicional no qual pesquisadores apresentam e discutem suas pesquisas com o público presente. O Ciclo oferece um espaço de grande procura à medida que responde aos interesses de pesquisa e discussão dos membros e frequentadores da APEB, entidade sem fins lucrativos e filiação partidária, criada em abril de 1984 para atuar em defesa dos interesses de estudantes e pesquisadores brasileiros na França, bem como pela igualdade de recursos para todos os domínios do conhecimento dentro da politica cientifica e tecnológica do país no exterior.
Como parte do segundo eixo, a equipe deverá promover eventos de maior porte e com formatos mais específicos, como jornadas de estudos e colóquios, a serem propostos pelos associados ou pela própria diretoria. O primeiro deles será realizado em fevereiro pela representação regional da Associação na cidade de Toulouse, dirigida pelas doutorandas Daniela Novelli (UFSC/UTM II) e Melina de la Barrera Ayres (UFSC/UTM II), a partir de uma mesa-redonda intitulada “Traverser les Frontières: les defis et les expériences de chercheur.e.s brésilien.ne.s et français.e.s”, que propõe uma reflexão sobre fronteiras e interdisciplinaridade na pesquisa. Considerando fundamental que a APEB se faça presente em regiões diversas da França, a nova gestão aposta no caminho da criação das representações regionais como uma inovação importante da gestão anterior que pretende fortalecer e ampliar a partir de 2013.
Outro desafio da diretoria é garantir a edição da revista Passages de Paris, publicação eletrônica da APEB de caráter científico e cultural, que desde 2005 divulga a produção tanto de pesquisadores em formação quanto de importantes teóricos brasileiros. A revista já é um importante meio de divulgação do pensamento brasileiro na França. Os novos diretores já começam por reafirmar o caráter científico, cultural e acadêmico da entidade, investindo na atualização e criação de uma nova lista eletrônica de discussão com o propósito de ser um eficiente espaço virtual para troca de informações entre pesquisadores e agendamento de atividades acadêmicas.
A nova gestão está empenhada, enfim, em um projeto de crescimento da entidade que implica o fortalecimento de espaços já consolidados e a renovação contínua das reflexões, além de atuar perante as instituições de pesquisa (Capes, CNPq, Universidades, Cofecub etc) com o objetivo de propor e acompanhar políticas de incentivo e fomento de pesquisas e trabalhos científicos e culturais. Faz parte dos propósitos da entidade articular e incentivar a cooperação entre as comunidades científica e cultural brasileira e francesa e facilitar a inserção de novos estudantes e pesquisadores brasileiros na França, promovendo a sua integração. “Em todas as nossas propostas buscamos uma sintonia com as novas demandas e desafios referentes à pesquisa na França”, reitera Vinícius, que foi vice-presidente da gestão de 2012.
Nova diretoria:
Presidente: Vinícius Kauê Ferreira
Vice-presidente: Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz – Professora e Coordenadora de Projetos de Extensão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda em Estudos Linguísticos na linha Linguagem e Tecnologia da Pós-lIn da FALE-UFMG (2010 – 2014). Bolsista CAPES de Doutorado Sanduiche na Sorbonne Paris IV.
Diretora cultural: Jaqueline Nikiforos – Graduada em Jornalismo pela PUC-SP (2008) e graduada em Letras pela USP (2011). Mestranda em Literatura Brasileira pela Université Paris-Sorbonne (Paris IV).
Diretora financeira: Ana Paula Luna Sales
Diretora científica: Marina Silveira de Melo
Diretora Institucional: Raquel Wandelli
Representantes Regionais Sud-Ouest: Daniela Novelli e Melina de la Barrera Ayres
Informações: http://www.apebfr.org/blog/