UFSC tem conceito máximo em avaliação do MEC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) obteve, pela primeira vez, conceito 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2011 divulgado pelo MEC nesta quinta-feira, dia 6. O índice, que vai de 1 a 5, leva em conta o resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), estrutura da Instituição de Ensino Superior (IES) e qualificação do corpo docente.
Somente 27 instituições de ensino superior obtiveram conceito 5, sendo que a UFSC foi a única IES a obter o conceito máximo no Estado de Santa Catarina . Das 27 IES com conceito 5, 15 são públicas, tendo a UFSC ficado na 9ª posição entre as universidades.
Os indicadores de qualidade do ensino superior levam em conta o Índice Geral de Cursos (IGC), além do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.
O IGC 2011 avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório. Dados divulgados pelo Ministério da Educação mostram ainda que 27% das IES brasileiras tiveram conceito insuficiente no IGC em 2011. Estes resultados compõem o primeiro ciclo completo dos indicadores de qualidade, evidenciando a evolução de 2008 a 2011, quando foram avaliados 18.346 cursos de 2.136 instituições.
Confira os dados apresentados pelo ministro Aloizio Mercadante.
Ouça a exposição do ministro
Acesse as planilhas do Enade
Acesse os dados do IGC
Com informações do portal do MEC.