Café Philo e lançamento de livro nesta quarta-feira

11/12/2012 11:12

O Café Philo desta quarta-feira, dia 12 de dezembro, às 19h, na Fundação Badesc, à rua Visconde de Ouro Preto nº 216, com o professor Wladimir Antônio da Costa Garcia, da UFSC, debate o ensaio Substituição, dentro do pensamento de Lévinas. Na mesma noite haverá lançamento do livro Foucault e o Cristianismo, organizado por Cesar Candiotto e Pedro de Souza.

Dentro do pensamento de Lévinas, esta edição do Café Philo comenta o ensaio “Substituição”, a partir de tradução do palestrante, originalmente apresentado por Lévinas em Bruxelas, 1967, e publicado no ano seguinte. O texto, modificado, serve como tese central do livro D’autrement qu’être ou au-delà de l’essence, de 1974. A importância do ensaio está não somente na procura do pensador em evitar a linguagem tradicional da ontologia (com as noções, por exemplo, de substituição, condição de refém e persecução; generosidade, culpa e expiação), como pelo reexame do conceito filosófico de identidade, associado com a coincidência a si, com aposse de si. Para além da ideia do Outro me colocar em questão, em “Substituição”, a identidade do eu está sob ameaça, especificamente, no contexto da responsabilidade.

Wladimir Antônio da Costa Garcia é doutor em “Critical Theory and Cultural Studies” pela University of Nottingham, Inglaterra. É professor na UFSC, atuando na Pós-graduação em Literatura e na Pós-graduação em Educação.

O Café Philo é um projeto de extensão coordenado pelo professor de Literatura e Linguística Pedro de Souza, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, em parceria com a Aliança Francesa de Florianópolis e a Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult), com o apoio do centro cultural BADESC.

Tags: Café PhiloWladimir Antônio da Costa Garcia