Semana de Arte do DAC começa neste domingo

30/11/2012 17:58

Espetáculo Hamlet, dia 2, às 20h, no Teatro da UFSC

Ao longo do ano, o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (Secult) da UFSC, realiza diversos projetos culturais permanentes em Teatro, Música, Cinema e Artes Visuais, e oferece para a comunidade cursos e oficinas Livres de Arte em diversas linguagens. A Semana de Arte do DAC, que acontece de 2 a 7 de dezembro, tem como objetivo apresentar à comunidade boa parte do resultado desses projetos culturais.

No teatro estará no palco com “Hamlet”, do Grupo Pesquisa Teatro Novo, que abre a Semana, “Don Quixote de Las Dunas”, produção de Teatro de Bonecos da Oficina Permanente de Teatro, que também apresenta a leitura dramática de “Se te castigo e só porque te amo” e o Teatro de Rua com “Cenas da Ilha”. A Oficina de Teatro para Adolescentes apresenta as montagens “As Quatro Estações” e “Estórias Fabulosas de Pippi Meialonga”.

“Hamlet” abre oficialmente a Semana de Arte do DAC

As apresentações de cinema serão projetadas com “A Antropóloga”, longa-metragem apoiado pelo DAC; “Olhares”, mostra da oficina de documentários, e a pré-estreia de “Salim na intimidade”, produção do Núcleo de Documentário do DAC.

A música será apresentada por alunos da oficina de violão, pelo Grupo de Canto Iniciante, Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC, e pelo Projeto 12:30 com a banda John Bala Jones. Exposições mostrarão os trabalhos de alunos das oficinas de artes visuais (pintura e técnicas mistas), cerâmica artística e fotografia.

A coordenação desses trabalhos é realizada por profissionais do DAC, alguns com a atuação de artistas-instrutores da comunidade. As atividades são abertas aos integrantes da Universidade e ao público em geral, geralmente abrindo inscrições no início de cada semestre.

O fim do ano é um momento em que muitas dessas atividades chegam ao fim e tem seus trabalhos concluídos. A realização da Semana de Arte do DAC é uma oportunidade de dividir com a comunidade parte dos trabalhos realizados pelos projetos culturais permanentes.

A abertura oficial da Semana será no domingo, dia 2, com a apresentação do espetáculo Hamlet, às 20h, no Teatro da UFSC. A peça shakesperiana foi produzida pelo Grupo Pesquisa Teatro Novo do DAC, com direção geral e de produção de Carmen Fossari e tradução do professor da UFSC José O’Shea. A versão primeiro in quarto ainda não havia sido montada no Brasil. O ingresso para a peça é gratuito e os convites-ingressos devem ser retirados com antecedência no local, sendo distribuídos antes da apresentação se ainda existirem lugares disponíveis. A grade completa da programação, com dias, horários e locais das atrações, está disponível em www.dac.ufsc.br .

Todos estão convidados para assistir às apresentações culturais. Uma oportunidade para conhecer um pouco do trabalho artístico realizado pelo DAC; uma oportunidade de fruição da Arte e de reflexão sobre a sua importância na formação e na vida das pessoas.

Sobre o DAC

O Departamento Artístico Cultural tem por objetivo promover arte e cultura por meio de atividades de ensino, pesquisa, produção e extensão.

O DAC atua nas áreas de Arte Educação, Artes Visuais, Cinema, Música e Teatro, e realiza suas atividades, principalmente, na Igrejinha da UFSC, Galeria de Arte (fechada para reforma), Casa do Divino/Oficinas de Arte e Teatro da UFSC.

O DAC tem a sua sede no conjunto arquitetônico da antiga igrejinha do bairro da Trindade, e com as suas atividades e projetos permanentes também colabora para que a comunidade possa usufruir desse patrimônio inserido na Paisagem Cultural do bairro.

Dentre os vários projetos culturais do DAC, citamos Grupo Pesquisa Teatro Novo, Oficina de Teatro para Adolescentes, Oficina Permanente de Teatro, Núcleo de Documentário, Projeto 12:30, Coral da UFSC, Madrigal, Orquestra de Câmara, Mostras e Festivais, Exposições de Arte no campus e Oficinas Livres de Arte. Alguns desses projetos estão há década sem atividade. Por ano são realizados mais de 30 cursos e oficinas para cerca de 900 participantes. Com todas as suas atividades, em torno de 300 por ano, o DAC atinge um público direto da ordem de 60 mil pessoas.

Programação de segunda-feira, 3/12

A Antropóloga – 15h (Teatro da UFSC) – exibição do longa-metragem de suspense que aborda a relação dos habitantes da Costa da Lagoa, reduto açoriano em Florianópolis, com o mundo sobrenatural, no tempo presente. Por meio da protagonista Malu, uma antropóloga açoriana, nascida na Ilha do Pico, que vem ao sul do Brasil desenvolver uma pesquisa sobre etnobotânica, onde são vivenciadas experiências que desafiam o limite do entendimento sobre a razão e a imaginação. Um filme de Zeca Nunes Pires, realizado pela “Mundo Imaginário”, com apoio do DAC/Secult/UFSC. Duração: 90 min.

Hamlet – 20h (Teatro da UFSC) – a peça é situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. O texto de William Shakespeare traça um mapa do curso de vida e explora temas como traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade. Com Bruno Leite como Hamlet. Encenação inspirada no Kabuki. Produção: Grupo Pesquisa Teatro Novo/DAC. Texto: Shakespeare, Tradução: Prof. José O’Shea, Direção: Carmen Fossari. Duração: 2 horas. Classificação: 14 anos.

Exposição da Oficina de Cerâmica Artística – 9h às 18h (Igrejinha): Trabalhos dos alunos da oficina ministrada por Betânia Silveira, turma iniciante e avançada, em que a oficina foi um espaço para o estudo e a prática Cerâmica com ênfase em suas principais técnicas de construção por modelagem manual. Estimulando o desenvolvimento das poéticas dos participantes, o curso buscou a compreensão da técnica como ferramenta que facilita a concretização das ideias.

Exposição da Oficina de Pintura – 8h às 20h (Hall da Reitoria): Mostra alguns trabalhos de alunos da oficina de Pintura e Técnicas Mistas, ministrada pela Meg Roussenq, da turma iniciante e avançada, onde cada participante buscou trabalhar a investigação do olhar voltado para a pesquisa da própria produção. A construção dos trabalhos passa pelas diferentes formas de expressão em que desenho, pintura, escritura, fotografia presentificam o autorretrato acéfalo.

Exposição da Oficina de Fotografia – 8h às 20h (Hall da Reitoria): Trabalhos resultantes de ensaios temáticos desenvolvidos pelos alunos da oficina de “Introdução à fotografia”, ministrada peça Rosana Cacciatore. Nas oficinas foram abordados aspectos históricos, estéticos e técnicos da fotografia.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

SERVIÇO:

O QUÊ: Semana de Arte do DAC, com várias apresentações artísticas na UFSC.

QUANDO: De 2 a 7 de dezembro de 2012. Abertura dia 2, às 20 horas, com a peça teatral Hamlet. O ingresso para a peça é gratuito e os convites-ingressos devem ser retirados com antecedência no local, sendo distribuídos antes da apresentação, se ainda existirem lugares disponíveis.

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, para abertura e a maioria das atrações. Exposições no Hall da Reitoria e na Igrejinha da UFSC.

MAIS: A grade completa da programação, com dias, horários e locais das atrações está disponível em www.dac.ufsc.br.

CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC, (48) 3721-9348 e 3721-9447 – www.dac.ufsc.br .

Fonte: Bruna Andrade/acadêmica de Jornalismo/estagiária no DAC: SECULT: UFSC.

Tags: DACSecultSemana de ArteUFSC