Professor Marcos Laffin lança livro sobre sexualidade masculina
O professor Marcos Laffin, do Departamento de Ciências Contábeis UFSC, lança o livro “Muralhas de Lã”, no dia 22 de novembro, quinta-feira, às 19h30, na Academia Catarinense de Letras.
Em nova obra, Marcos Laffin aborda sexualidade masculina
Não há que se duvidar: na literatura em geral, a sexualidade feminina entremeia, direta ou indiretamente, boa parte das narrativas sejam elas tradicionais ou contemporâneas. Indo contra a maré, o escritor Marcos Laffin lança, no dia 22 de novembro, Muralhas de Lã (R$20; Ed. Apoio Editora de Textos; 68 pág.), obra em que aborda o homem e a sua sexualidade, na Academia Catarinense de Letras, a partir das 19h30.
Concebido após um hiato de três anos (sua última produção foi Tempo dentro do tempo, pela Ed. UFSC), a nova obra de Marcos Laffin ultrapassa o sentido do sexo unicamente como ato final da libido. A sexualidade na Muralhas de Lã está na dimensão do humano, pois constrói interação, prazer, emoção, afetividade e dialogia e, assim, ultrapassa os limites do instinto do corpo e amplia-se no imaginário, explica o autor. Em 68 páginas, o livro marca o deslocamento de Laffin da poesia para a prosa poética uma transição nem tão simples, segundo o próprio. Não é uma migração fácil, pois as palavras, mesmo sendo objetivas, são escorregadias, são líquidas e, assim podem se fazer traiçoeiras. Na prosa, penso que o cuidado com as palavras deve traduzir e aproximar o leitor do enredo, deve favorecer uma sugestão, afirma o escritor.
Sobre a concepção do tema, Laffin, que é contador, diz que teve a ideia da escrever sobre a temática masculina após assistir três vezes a peça teatral Mulheres depois dos 40, em 1995. Fiquei encantado! Além dos temas, surgia uma polivalência das mulheres. Pensei: eu poderia escrever um texto sobre homens depois dos 40, lembra. O fio condutor da narrativa se deu após ouvir, na sala de espera do médico, a seguinte questão: Por que é tão fácil para os homens tirarem a roupa e é tão difícil falarem da sua sexualidade.
A ilustração da obra ficou a cargo de Ana Hmeljevski. As ilustrações têm a finalidade de ligar o conjunto de masculinos, garantindo a cada um a sua individualidade, mas, simultaneamente, uma percepção do outro e o diálogo com o outro, diz Laffin. Toda a renda arrecadada com a venda do livro será doada para as crianças em situação de vulnerabilidade social mantidas pelo Abrigo da IDES/Promenor em Florianópolis.
O autor fala:
Sobre o significado da obra
Há uma representação simbólica da força do homem, no contexto de uma construção histórica e cultural. Nessa representação simbólica, muralha é defesa e estigma, a criatura e suas defesas metafóricas. A lã simboliza o acolhimento do masculino, na sua outra derme revestida de delicadeza, espanto e proteção.
A forma de construção da escrita
Definido o tema, a sexualidade do masculino, organizei uma forma de pensar que, sutilmente, pudesse refletir o que representa a sexualidade para o homem no cotidiano de suas relações. Voltei a reler Clarice Lispector, o que me ajudou a decidir que iria escrever um texto que pudesse dialogar em tempos diversos, e que pudesse compor contraste de um texto mais alongado do que o poema, portanto, resultando em prosa poética.
O texto e a ilustração
Ana gostou dos textos e mostrou seus desenhos. Perguntei a ela se faria algumas constelações para dividir os textos e ela, com toda generosidade e criatividade, desenvolveu a capa e as ilustrações que reúnem características dos textos. A ideia é a de que o Tigre possa conhecer Sirius e Sirius aprender com o Cavalo, e assim registrarem suas múltiplas experiências sobre si e sobre os outros, na condição humana.
Contabilidade X Letras
A racionalidade instrumental da contabilidade é insuficiente para o meu cotidiano. Encontro-me ou me perco no imaginário da literatura como condição vital do dia-a-dia. Escrever sobre o imaginário de estar nesse mundo, com todas as suas grandezas e turbulências, é um exercício de registro das minhas experiências com o desenvolvimento do não-eu.
Sobre o livro:
Autor: Marcos Laffin
Título da Obra: Muralhas de Lã
Gênero: Literatura Brasileira / Prosa Poética
Editora: Apoio Editora de Textos – ISBN 978-85-66092-01-1
Número de páginas: 68
Valor: R$ 20,00
Sobre o autor:
Data de nascimento: 22 de junho de 1962
Naturalidade: Jaraguá do Sul (SC)
Formação: Bacharel em Ciências Contábeis, Licenciatura Educação Tecnológica, Especialização em Contabilidade Gerencial, Mestrado em Metodologia do Ensino e Doutorado em Engenharia de Produção.
Profissão: Professor Universitário
Publicações:
* Antologia SHOW DAS DEZ em Tempo de Poesia Ano II – 1984.
* Antologia POETAS BRASILEIROS DE HOJE – 1986
* Antologia FLORAÇÕES POÉTICAS – 1986
* Antologia UM TOQUE DE POESIA – 1986
* Indicador Catarinense de Escritores – 1993
Outras informações pelo e-mail marcoslaffin@gmail.com.
Fonte: http://www.novorelease.com/2012/11/13/em-nova-obra-marcos-laffin-aborda-sexualidade-masculina/