Inscrições abertas para oficina sobre normas da ABNT em trabalhos acadêmicos

06/11/2012 16:48

A Coordenadoria de Apoio Pedagógico da PROGRAD/UFSC oferece aos alunos de graduação uma oficina sobre normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, entre eles TCCs e artigos científicos, ministrada pela professora Juliana Frainer (CRB14/172), no dia 22 de novembro. As inscrições devem ser feitas no período de 6 a 19 de novembro, no site www.apoiopedagogico.ufsc.br.

A oficina visa auxiliar e orientar os alunos da UFSC, de maneira dinâmica e prática, na formatação e normalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de artigos científicos e trabalhos acadêmicos afins que tenham como obrigatoriedade a atenção às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Serão ensinadas as seguintes normas nesta oficina: artigo em publicação periódica científica impressa (apresentação); trabalhos acadêmicos (apresentação); referências; numeração progressiva de documentos (procedimentos); sumário (procedimento); resumo; apresentação de citações em documentos.

O conteúdo a ser trabalhado abrange:

a)    Elementos de formatação geral: margens e papel; tipo e tamanho de fonte; alinhamento e recuo de parágrafo; espaçamento entre linhas; divisão interna do texto; paginação;

b)    Elementos pré-textuais (em caso de TCCs): capa; folha de rosto; errata; folha de aprovação; dedicatória; agradecimentos; epígrafe; resumo; lista de ilustrações (figuras, gráficos, quadros e tabelas); sumário;

c)    Elementos textuais: caso existam dúvidas, fornecer dicas sobre como elaborar uma introdução, desenvolvimento e conclusão do trabalho; citações (citações direitas, indiretas e citação da citação); sistema autor-data; notas de rodapé;

d)    Elementos pós-textuais: elaboração das referencias; apêndices e anexos.

Data da Oficina: 22/11 (quinta-feira)

Turma A: das 15h às 18h, na Sala 404, Bloco I – EFI (Espaço Físico Integrado – UFSC/Trindade).

Turma B: das 18h30 às 21h30, na Sala 205, Bloco I – EFI (Espaço Físico Integrado – UFSC/Trindade).

Observações:

1)    Ao se inscrever o aluno receberá um e-mail confirmando sua inscrição;

2)    Para frequentar a oficina o aluno receberá um e-mail convocando o mesmo para a aula.

3)    Ao ser convocado para a aula e por ser uma oficina prática é requisitado que o aluno venha com algum trabalho que exija formatação pela norma ABNT para que possa estruturá-lo na oficina.

A proposta do Programa de Apoio Pedagógico da UFSC é uma iniciativa da  Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e se insere no Programa de Ações Afirmativas da UFSC.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-8307.

Tags: ABNTapoio pedagógicooficinaprogradUFSC