Ingressos para as peças do “Quem faz cem anos ou +” devem ser retirados nesta terça e quarta-feira

13/11/2012 07:05

Clique na imagem para ampliar e ver a programação

Durante uma semana inteira de novembro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será o palco do evento “Quem faz cem anos ou +”, uma programação cultural aberta ao público, que convida a conhecer a vida e a obra de personalidades que neste ano comemoram centenários de nascimento ou mais. Alguns dos destaques da programação são Jorge Amado, Nelson Rodrigues e Luiz Gonzaga, e não só eles, que se estivessem vivos completariam cem anos em 2012, mas também o romancista inglês Charles Dickens devido ao seu bicentenário, Rousseau que veio ao mundo há exatamente trezentos anos e o mais antigo, Frans Post, pintor nascido em 1612. O evento promovido pela Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult) ocorrerá de 19 a 24 de novembro e terá todas as suas atividades gratuitas.

Quem quiser garantir a entrada para as peças deve ficar atento aos pontos de distribuição dos ingressos: no Hall de entrada do Centro de Cultura e Eventos, nos dias 13 e 14 de novembro, das 9h às 13h e após o feriado da Proclamação da República, diretamente na Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult), das 14h às 17h.

Cada pessoa poderá solicitar até seis ingressos. A SeCult solicita que aqueles que retirarem antecipadamente o seu ingresso cheguem pelo menos até quinze minutos antes do espetáculo, pois a partir deste horário os lugares disponíveis na plateia serão ocupados por aqueles que estiverem na fila de espera e sem ingressos.

Mais informações:
Secult – (48) 3721-9279

Em sua primeira edição, “Quem faz cem anos ou +” irá proporcionar ao público uma programação repleta de atividades, que terão início na parte da manhã e se estenderão até à noite. Durante o dia estão previstas palestras no auditório da Reitoria.  Os convidados discorrerão sobre músicos, escritores, dançarinos, pintores e performers que se destacaram em suas áreas de atuação, mostrando aos participantes que apesar da efemeridade da vida dos artistas as suas obras ganharam a eternidade. Para tornar o evento mais dinâmico, aos palestrantes foi sugerido o uso de materiais interativos, como vídeos, fotografias, músicas, performances, para ilustrar as suas falas. Essa estratégia, além de facilitar a compreensão dos participantes permite um contato mais sensível com a obra e o legado das personalidades abordadas no evento. Para apresentar as obras, foram convidados professores da UFSC, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O intuito do secretário de cultura da UFSC, Paulo Ricardo Berton, idealizador do projeto, e de sua equipe, é propiciar o enriquecimento do repertório cultural do público e fazer com que os participantes adquiram de forma prazerosa um bem muito valorizado na universidade: o conhecimento. “Nosso objetivo é que as pessoas aprendam e divirtam-se simultaneamente, por isso as atividades da programação conciliam o lúdico com o pedagógico”, conta Paulo R. Berton. No caso da palestra sobre John Cage, além  de ouvir sobre a vida e obra do compositor, o público será apresentado às suas canções, interpretadas pelo Log3, grupo de música experimental da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e também assistirão a vídeos selecionados pelo palestrante.

Às noites, a programação  será fechada com a encenação de peças de Nelson Rodrigues. “A mostra teatral será uma oportunidade ímpar para o público de Florianópolis, que poderá assistir gratuitamente às peças de um renomado dramaturgo brasileiro”, conta o secretário Paulo R. Berton. Apesar de as atividades serem abertas ao público, as peças terão a censura mínima de 16 anos. Dentre os grupos selecionados para as apresentações, dois são de Santa Catarina, sendo um deles vinculado à Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina).

Mais informações:
Secult – (48) 3721-9279

Talita Burbulhan / Estagiária de Jornalismo da Secult / UFSC
talita_burbulhan@hotmail.com

Tags: Quem faz cem anos ou +SecultUFSC