Vestibular UFSC/2013: inscrições abertas até 24 de outubro

17/10/2012 17:19

As inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão abertas e terminam em 24 de outubro, no site www.vestibular2013.ufsc.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 105,00,  O concurso ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, entre 14h e 18h, em 23 municípios do Estado de Santa Catarina. O quadro inicial de vagas do Vestibular UFSC 2013 indica que serão oferecidas 6.031 vagas em 86 cursos e habilitações, nos quatro campi da instituição, localizados nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville. Os dados poderão ser atualizados pela Câmara de Ensino. Confira aqui o Edital.

Em sessão ordinária realizada no dia 13 de setembro, o Conselho Universitário (CUn) da Universidade aprovou o parecer encaminhado pela Câmara de Graduação prevendo a emissão do edital referente a 70% do total das vagas do Vestibular UFSC/2013. Este edital se refere à disputa por ampla concorrência, quando não é aplicado o Programa de Ações Afirmativas (PAA) da Universidade, e já está publicado pela Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) na página www.vestibular2013.ufsc.br.

O Conselho Universitário da UFSC aprovou nesta terça-feira, 16 de outubro, a alteração da resolução que vai embasar a política de cotas para o Vestibular 2013. O objetivo é adequar a legislação interna à Lei de Cotas 12.711/2012, instituída pelo Governo Federal e regulamentada no dia 15 de outubro. A resolução aprovada pelo Conselho cumpre o que a lei determina e, ao mesmo tempo, preserva parte do programa de ações afirmativas da UFSC, considerado avançado e positivo em relação aos seus impactos sociais. A previsão é divulgar no início da próxima semana o edital complementar para 30% das vagas para o Vestibular 2013, para posterior abertura das inscrições através do site vestibular2013.ufsc.br.

A publicação do edital ainda depende da aprovação da resolução pela Câmara de Ensino, convocada para reunião extraordinária nesta segunda-feira pela manhã. O quadro completo das vagas oferecidas pelas cotas pode variar conforme o curso.  A Pró-Reitoria de Graduação(Prograd), conjuntamente com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), vai disponibilizar no site um sistema de pergunta e resposta para esclarecer as dúvidas dos vestibulandos.

A Universidade passa a oferecer 20% das vagas com aplicação da lei em sua integralidade – destinadas a egressos do ensino médio de escolas públicas, pessoas com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e meio e para negros, pardos e índios. Também reserva 10% para continuidade do programa de ações afirmativas, assegurando esse percentual a negros vindos de escolas públicas.

Leia também matéria publicada no Portal do MEC: Portaria esclarece como será aplicado decreto que regulamenta Lei de Cotas

Provas em 23 cidades

As provas do concurso serão realizadas em 23 cidades: Florianópolis, Biguaçú, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Desde o ano passado a UFSC adota o Enem com peso de 30%  na nota final do vestibular. O candidato que desejar utilizar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, 2010, 2011 ou 2012 no Vestibular UFSC 2013 deverá fazer essa opção no Requerimento de Inscrição. Caso o uso da nota do Enem   diminua a nota final do candidato, ela será desconsiderada.

Libras como segunda língua
O candidato deverá optar por uma segunda língua, escolhida entre as seguintes: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano ou libras. Mas somente poderão optar por Libras como segunda língua os candidatos que solicitarem a realização das provas na Língua Brasileira de Sinais. No ano passado a UFSC atendeu 137 candidatos inscritos em diferentes cursos e que fizeram o concurso na Libras.

Provas

Prova 1

Dia 15/12/2012

– Primeira LínguaLíngua Portuguesa e Literatura Brasileira ou LIBRAS (12 questões de proposições múltiplas); – Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, LIBRAS ou Língua Portuguesa (8 questões de proposições múltiplas); – Matemática(10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas); – Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).
     

Prova 2

Dia 16/12/2012

– História (10 questões de proposições múltiplas); – Geografia (10 questões de proposições múltiplas); – Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas); – Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).
     

Prova 3

Dia 17/12/2012

– Redação; – 4 questões discursivas. 

Outras informações pelo telefone (48) 3721-9200 ou e-mail vestibular2013@coperve.ufsc.br, com a Coperve.

Margareth Rossi/Jornalista da Agecom/UFSC

Leia mais em : http://noticias.ufsc.br/2012/09/14/edital-do-vestibular-2013-para-70-das-vagas-sera-lancado-na-segunda-2/

Assista o vídeo:

Assista a matéria da TV UFSC com o professor Julio Szeremeta, presidente da Coperve:

Tags: inscriçõesUFSCvestibular 2013