Mestre pela UFSC lança livro sobre curiosidades da língua portuguesa
A professora Maria Tereza de Queiroz Piacentini lança nesta quarta-feira, 31 de outubro, no Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), seu novo livro, Não Tropece Na Língua: lições e curiosidades do português brasileiro (Editora Bonijuris). A sessão de autógrafos começa às 17 horas.
No livro, de 304 páginas, dúvidas de leitores e alunos se transformaram em capítulos que abordam tanto o uso social da língua, como o tratamento a pessoas (doutor, senhora, dona) e autoridades (“reitor é Vossa Excelência”), quanto questões gramaticais, como o infinitivo flexionado na voz passiva, o travessão, o emprego dos porquês. A ideia é ensinar sem enclausurar a língua portuguesa em formalismos excessivos. “Não se trata de um manual só de gramática. Reproduzir o conteúdo dos livros tradicionais não faria sentido”, diz Maria Tereza, que tem outras obras publicadas, entre elas Só Vírgula e Só Palavras Compostas.
A autora, conhecida do público pelas colunas semanais do site www.linguabrasil.com.br, teve sua formação acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina – licenciatura em Letras e mestrado em Educação. Foi professora de inglês e leciona português, mas ser revisora é a sua paixão. Nesta área se destaca o seu trabalho de revisão técnica do livro Homo academicus, do sociólogo francês Pierre Bourdieu, lançado pela Editora da UFSC em 2011.
A edição inicial de Não Tropece na Língua sai com 15 mil exemplares. Dois mil foram feitos em edição de luxo, com capa dura e fraque, e 13 mil em edição econômica, com capa flexível, dos quais 10 mil para distribuição gratuita a bibliotecas e escolas públicas de todo o país.
Contatos:
mtpiacen@matrix.com.br
Telefones: (48) 3233.2900 , 9914.3300
Foto: Henrique Almeida/Agecom